Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática
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Data
2014-05-29Autor
Silva, Fernando Siqueira da
Orientador
Catelli, Francisco
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Uma investigação no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo,
modelização e transposição didática foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano
do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o estudo dos seguintes fenômenos naturais: a)
o movimento anual aparente do Sol b) as direções do nascimento do Sol ao longo do ano c) e
a duração aproximada do dia em qualquer região da Terra, para qualquer época do ano.
Inicialmente, por meio da aplicação de um questionário de perguntas abertas, identificaram-se
as concepções prévias dos alunos a respeito destes fenômenos, momento em que se
verificaram alguns equívocos e distorções como, por exemplo, a ideia bastante enraizada entre
os alunos de que o Sol nasce “sempre” no leste e se põe no oeste. Essa concepção parece
bastante difundida na escola básica. A ideia de que a duração aproximada do dia claro, ao
longo do ano, é a mesma para todas as regiões da Terra; a ideia de que o Sol atinge o zênite
em Caxias do Sul – RS e a ideia de que a causa das estações do ano é consequência da maior
ou menor proximidade da Terra ao Sol, são outros exemplos. Depois de feita a análise das
concepções prévias dos participantes, muitas delas errôneas e em desacordo com as
concepções científicas, foi desenvolvida uma intervenção didática na qual diversos fenômenos
naturais foram investigados em um conjunto de ambientes de aprendizagem, dotados de uma
pluralidade de objetos-modelo didáticos que serviram de instrumentos auxiliares ao estudo.
Este momento possibilitou aos alunos uma retomada de concepções, fazendo com que suas
ideias fossem novamente revistas, exploradas e confrontadas. Ao final, através de entrevistas
semi-estruturadas, os alunos foram convidados a expor as suas pós-concepções, depois de
passarem pelas atividades de modelização, tendo a possibilidade de demonstrar o que ficou e
o que mudou para eles em termos de conhecimento. A pesquisa nos mostrou que os objetosmodelo
didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem dos objetos do saber astronômico
colocados em a), b) e c) foram, de modo geral, instrumentos valiosos para a representação e
compreensão, possibilitando aos alunos o conhecimento de alguns aspectos da realidade dos
fenômenos naturais em estudo. Pode-se afirmar ainda que os objetos-modelo didáticos de fato
permitiram a passagem do saber sábio ao saber ensinado, oportunizando a ponte entre o saber
científico astronômico e o saber escolar, como fica demonstrado em muitas das falas dos
participantes, recolhidas ao longo da pesquisa.