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Perfil nutricional de escolares adolescentes

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TCC Bruna Maria Alves Xavier.pdf (889.0Kb)
Data
2018-12-19
Autor
Xavier, Bruna Maria Alves
Motter, Fabiane Raquel
Theodoro, Heloísa
Orientador
Gallon, Carin Weirich
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: A adolescência se constitui como uma fase de transição do indivíduo, sendo caracterizada por profundas transformações físicas, psíquicas e sociais. Podemos identificar o retrato atual da transição nutricional, na qual a alta prevalência de excesso de peso foi incorporada à realidade de crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil nutricional de adolescentes e classificar os adolescentes quanto ao estado nutricional segundo Curvas de Crescimento da OMS - 2007 ? índice de massa corporal por idade (IMC) e estatura para idade e sua relação com os hábitos alimentares. Métodos: Trata-se de um estudo transversal. Os dados avaliados fazem parte de um projeto intitulado: ?Excesso de Peso e Fatores Associados em Escolares da Rede Municipal de Ensino no Município de Caxias do Sul. Para a mensuração do desfecho em estudo foram aferidos peso, altura e o IMC . Para a avaliação das características demográficas e relacionadas ao número e qualidade das refeições utilizou-se um questionário. Resultados: Foram avaliados 642 escolares de 10 a 16 anos. Em relação ao estado nutricional, os resultados revelaram que a maioria (67,3%) são eutróficos e meninas (57,5%). Em relação ao habito de tomar café da manhã, os que fazem esta refeição são mais eutróficos do que os que não fazem, sendo esta diferença estatisticamente significativa (p=0,06). Quando analisados o consumo de Carboidratos, doces e fastfood em relação com a obesidade, encontrou-se significância estatística (p= 0,011, 0,034 e 0,029, respectivamente). Conclusão: podemos entender a importância da conscientização sobre a educação nutricional e do desenvolvimento de ações de orientação nutricional e promoção a saúde na adolescência. Cada vez mais a escola é considerada um espaço estratégico para incentivo à formação de hábitos alimentares saudáveis. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4233
Collections
  • Nutrição - Bacharelado [64]

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