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dc.contributor.advisorWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.authorPadilha, Rafaela
dc.contributor.otherFrozza, Rejane
dc.contributor.otherFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.otherGionannini Junior, Odilon
dc.date.accessioned2019-02-01T13:11:01Z
dc.date.available2019-02-01T13:11:01Z
dc.date.issued2019-02-01
dc.date.submitted2018-12-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4235
dc.descriptionEste trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática, problematizou os desafios de formar professores para atuarem em um contexto de exigências e recursos da sociedade atual, a partir da utilização de tecnologias digitais e de atividades gamificadas. Adotou-se como questão norteadora: Como trabalhar a formação continuada de professores que atuam com a matemática a fim de que eles desenvolvam estratégias de ensino a partir da utilização da gamificação aliada ao software GeoGebra? Para tanto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar uma capacitação para professores da educação básica tendo em vista a inserção da gamificação no ensino de matemática aliada ao software GeoGebra. O referencial teórico abordado foi embasado nos autores Yves Chevallard, Seymour Papert e Nicolas Balacheff. Quanto à caracterização da pesquisa optou-se pela natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos, foram adotados levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa participante e pesquisa-ação. A aplicação da proposta ocorreu em oito etapas, no período de julho a outubro de 2017. Participaram da aplicação professores que, no momento da capacitação, eram discentes do curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. Durante a capacitação os recursos do software GeoGebra e os conceitos da Gamificação foram explorados e os professores construíram Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra. Os dados coletados na pesquisa e os materiais construídos pelos professores participantes foram analisados seguindo as orientações da análise textual discursiva, e mostraram que com dedicação e formação continuada é possível planejar e realizar estratégias de ensino inovadoras contando com os recursos disponíveis na sociedade atual. Assim, buscar por atividades que conciliem a Gamificação com as tecnologias educacionais, como a construção de um Objeto de Aprendizagem Gamificado no software GeoGebra, é uma potencial estratégia para incentivar os estudantes a construírem o conhecimento a partir de um ambiente construcionista e desafiador. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático na forma de material instrucional para promover a formação continuada de professores e para auxiliar estudantes e professores na construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados no software GeoGebra.pt_BR
dc.description.abstractThis work, linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECiMa) of the University of Caxias do Sul (UCS), in the research line Technologies, Resources and Didactic Materials for Teaching Science and Mathematics, to train teachers to act in a context of demands and resources of the current society, from the use of digital technologies and gamified activities. The following guiding question was adopted: How to work the continuous training of teachers who work with mathematics in order that they develop teaching strategies from the use of gamification allied to GeoGebra software? In order to do so, the objective of the work was to develop and evaluate a qualification for teachers of basic education in order to insert gamification in the teaching of mathematics allied to GeoGebra software. The theoretical framework was based on the authors Yves Chevallard, Seymour Papert and Nicolas Balacheff. Regarding the characterization of the research, we opted for the applied nature and qualitative approach. Regarding the objectives, the research was exploratory and explanatory and regarding the procedures, a bibliographical survey, field research, participant research and action research were adopted. The application of the proposal occurred in eight stages, from July to October 2017. Participants of the application were teachers who, at the time of the training, were students of the Specialization course in Mathematics Education for Basic Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves Campus. During the training the resources of the GeoGebra software and the Gamification concepts were explored and the teachers built Gamified Learning Objects in GeoGebra software. The data collected in the research and the materials constructed by the participating teachers were analyzed following the guidelines of the discursive textual analysis, and showed that with dedication and continuous formation it is possible to plan and carry out innovative teaching strategies relying on the resources available in the current society. Thus, searching for activities that reconcile Gamification with educational technologies, such as building a Gamified Learning Object in GeoGebra software, is a potential strategy to encourage students to build knowledge from a constructive and challenging environment. As an educational product, a didactic guide was developed in the form of instructional material to promote continuing teacher education and to assist students and teachers in building Gamified Learning Objects in GeoGebra software.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducational Softwareen
dc.subjectEducational innovationsen
dc.subjectComputer-assisted instructionen
dc.titleO desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8850481522202050pt_BR
mtd2-br.author.lattesPADILHA, R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSauer, Laurete Zanol


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