• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem significativa no ensino de química : uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Elisandra Alves da Silva.pdf (2.988Mb)
Produto educacional Elisandra Alves da Silva.pdf (553.3Kb)
Data
2019-02-05
Autor
Silva, Elisandra Alves da
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no componente curricular de Química, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio (EM), de uma escola da rede estadual de ensino de Caxias do Sul. A pesquisa tem como fundamento a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A seleção do conteúdo Número de Oxidação (NOX) foi feita observando-se o plano de estudos da escola, sendo esta uma das unidades trabalhadas na série mencionada. A escolha da série foi em função de que, das três séries do Ensino Médio, é a que apresenta o maior índice de reprovação, sinalizando, portanto, maior dificuldade de aprendizagem. A escolha do tema, Número de Oxidação, foi feita para propor uma forma de trabalhar esse assunto de modo contextualizado e com recursos diversificados, levando em conta que, de acordo com Neto e Colaboradores (2008), uma das principais razões para o fato de que estudantes têm grande dificuldade de aprender Química ocorre porque, na maioria das vezes, os conteúdos são trabalhados sem contextualização e uso de recursos diversificados. Analisando esse contexto, foi proposta e aplicada uma UEPS envolvendo uma abordagem iniciada com questionários e textos com atividades de sondagem; após foi realizada a apresentação do tema e a problematização com o uso de recursos visuais; a resolução de atividades que envolvem situações-problema foram desenvolvidas com o uso de um material didático, criado pela regente de classe para esta unidade e, por fim, aplicada avaliação somativa. Sendo assim, a análise da unidade envolveu avaliação diagnóstica e somativa, ao longo do desenvolvimento do trabalho e recolhido material descritivo dos estudantes. Como resultado da presente Unidade de Ensino, foi possível concluir que a mesma teve êxito, pois os adolescentes envolvidos, em todos os momentos, apresentaram predisposição às atividades propostas, realizando-as com motivação, o que remeteu a uma mediação produtiva por parte da docente. Além disso, no final da unidade, foi possível registrar que eles desenvolveram as habilidades esperadas quanto à construção do conhecimento de forma ativa, pois realizaram a aplicação do mesmo em outros contextos. Como produto deste trabalho, foi organizado um guia didático desta UEPS, além do recurso didático desenvolvido, que consiste em um tabuleiro para resolução das situações-problema sobre NOX. Esses materiais podem ser utilizados por outros docentes, tanto para o ensino desta unidade como para revisar, no caso das séries seguintes.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4242
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV