Mostrar el registro sencillo del ítem
Transporte por cabotagem: análise comparativa entre os modelos brasileiro e europeu
dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.author | Cavalheiro, Patrícia | |
dc.contributor.other | Eberle, Luciene | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T10:46:44Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T10:46:44Z | |
dc.date.issued | 2018-12-16 | |
dc.date.submitted | 2018-11-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4248 | |
dc.description | Com o crescimento da globalização e da necessidade de um maior avanço na distribuição logística brasileira, que é altamente representada pelo transporte rodoviário, a navegação de cabotagem surge como uma solução alternativa a ser explorada em conjunto com outros modais, para um melhor desempenho da cadeia, considerando as vantagens naturais que o modal apresenta. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo propor direcionamentos para o desenvolvimento da cabotagem no Brasil, tomando como referência o modelo atual europeu. Para que fosse possível atingir tal objetivo, foi realizado um estudo comparativo acerca dos dois modelos, através, inicialmente, da definição e posterior análise das principais dimensões que compreendem as características mais relevantes do setor. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em dados disponíveis nas fontes definidas. Analisando os dados obtidos no estudo comparativo, foi possível concluir que as dimensões que mais necessitam de atenção no caso brasileiro para o desenvolvimento da cabotagem foram as dimensões Legal e de Infraestrutura, pontos que necessitam passar por uma revisão e incentivos do governo, para que haja a abertura do mercado e consequentemente, um crescimento da demanda.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | With the growth of globalization and the need for greater advancement in the brazilian distribution, which is highly represented by road transport, the cabotage navigation appears as an alternative solution to be explored together with other modalities, for a better performance of the chain, considering the advantages that the modal presents. In this context, the present study aimed to direct the development of cabotage in Brazil, taking as reference the current European model. In order to achieve this objective, a comparative study was carried out on the two models, initially defining and analyzing the main dimensions that comprise the most relevant characteristics of the sector. The study followed a qualitative and exploratory approach, based on data available in the defined sources. Analyzing the data obtained in the comparative study, it was possible to conclude that the dimensions that most need attention in the Brazilian case for the development are the legal and infrastructure dimensions, points that need to undergo a review and government incentives, so that there is the opening of the market and, consequently, an increase in the demand for the service.(sic) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Europa | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Método comparativo | pt_BR |
dc.title | Transporte por cabotagem: análise comparativa entre os modelos brasileiro e europeu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |