dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Bergmann Borges | |
dc.contributor.author | Cavalheiro, Patrícia | |
dc.contributor.other | Eberle, Luciene | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Roberto Birch | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T10:46:44Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T10:46:44Z | |
dc.date.issued | 2018-12-16 | |
dc.date.submitted | 2018-11-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4248 | |
dc.description | Com o crescimento da globalização e da necessidade de um maior avanço na distribuição
logística brasileira, que é altamente representada pelo transporte rodoviário, a navegação de
cabotagem surge como uma solução alternativa a ser explorada em conjunto com outros
modais, para um melhor desempenho da cadeia, considerando as vantagens naturais que o
modal apresenta. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo propor
direcionamentos para o desenvolvimento da cabotagem no Brasil, tomando como referência o
modelo atual europeu. Para que fosse possível atingir tal objetivo, foi realizado um estudo
comparativo acerca dos dois modelos, através, inicialmente, da definição e posterior análise
das principais dimensões que compreendem as características mais relevantes do setor. O
estudo seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em dados disponíveis nas
fontes definidas. Analisando os dados obtidos no estudo comparativo, foi possível concluir
que as dimensões que mais necessitam de atenção no caso brasileiro para o desenvolvimento
da cabotagem foram as dimensões Legal e de Infraestrutura, pontos que necessitam passar por
uma revisão e incentivos do governo, para que haja a abertura do mercado e
consequentemente, um crescimento da demanda.(sic) | pt_BR |
dc.description.abstract | With the growth of globalization and the need for greater advancement in the brazilian
distribution, which is highly represented by road transport, the cabotage navigation appears as
an alternative solution to be explored together with other modalities, for a better performance
of the chain, considering the advantages that the modal presents. In this context, the present
study aimed to direct the development of cabotage in Brazil, taking as reference the current
European model. In order to achieve this objective, a comparative study was carried out on
the two models, initially defining and analyzing the main dimensions that comprise the most
relevant characteristics of the sector. The study followed a qualitative and exploratory
approach, based on data available in the defined sources. Analyzing the data obtained in the
comparative study, it was possible to conclude that the dimensions that most need attention in
the Brazilian case for the development are the legal and infrastructure dimensions, points that
need to undergo a review and government incentives, so that there is the opening of the
market and, consequently, an increase in the demand for the service.(sic) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Europa | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) - Método comparativo | pt_BR |
dc.title | Transporte por cabotagem: análise comparativa entre os modelos brasileiro e europeu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Comércio Internacional | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |