Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional
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Data
2014-05-29Autor
Mussato, Gabriel Abreu
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
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Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o
fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e
suas implicações na educação. Mais especificamente, consiste em um relatório de pesquisa
realizada em duas etapas. Na primeira, faz-se uma análise das concepções epistemológicas
subjacentes a reportagens sobre Física de três revistas brasileiras de generalidades: Época, Isto
É! e Veja. Na segunda, faz-se uma avaliação de suas implicações no âmbito da educação
científica, de modo geral, e no ensino de ciências, em específico. A análise é feita por meio do
método de análise textual discursiva, da qual emergiram três domínios de entendimento:
Questões do Método Científico, Questões de Representatividade e Questões Sociológicas da
Ciência. Em seguida, avaliam-se as implicações desses domínios no âmbito educacional,
comparando-os com resultados de pesquisas da mesma área e refletindo sobre suas possíveis
consequências na educação científica.