Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
Fecha
2019-02-15Autor
Rossi, Daiane Vitt Borsoi
Orientador
Leites, Eduardo Tomedi
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os reflexos que a crise acarretou no meio corporativo forçou as empresas a prepararem-se para as oscilações do cenário internacional, principalmente as empresas de capital aberto, devido à volatilidade das movimentações financeiras. Diante dessas dificuldades, é necessário pensar em reduzir custos de modo eficiente. Para tanto, a estruturação dos procedimentos internos é de suma importância. Um modelo de gestão que está sendo utilizado por grandes corporações são os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), este modelo se trata de estruturas que permitem uma maior centralização em relação aos processos operacionais. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os principais impactos observados pelas controladorias das unidades controladas e coligadas de uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul após a implantação de um centro de serviços compartilhados? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, e estudo de caso através de um questionário enviado aos responsáveis pela controladoria das unidades da empresa objeto de estudo. Como embasamento teórico utilizou-se de aspectos que dizem respeito ao conceito e histórico do CSC no Brasil e no mundo, diferença entre um CSC e uma empresa terceirizada, processo de implantação de um CSC, benefícios e dificuldades após implantação do mesmo, bem como indicadores de desempenho e tempo de estabilização após implantação. Também foi abordado sobre qual é a função da controladoria em uma organização. Na análise obtida através das respostas do questionário, concluiu-se que os principais motivos para implantar um CSC foram eficiência operacional e segurança das informações. A maioria dos profissionais da controladoria participaram de assuntos relacionados ao mapeamento dos processos e alinhamento dos prazos de recebimento das informações no momento do projeto de implantação do CSC. Concluiu-se também que o CSC da empresa estudo de caso ainda não atingiu o nível de maturidade desejado pelos clientes (sic).