• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa

Mostra/Apri
TCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdf (642.2Kb)
Data
2019-02-15
Autore
Rossi, Daiane Vitt Borsoi
Orientador
Leites, Eduardo Tomedi
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Os reflexos que a crise acarretou no meio corporativo forçou as empresas a prepararem-se para as oscilações do cenário internacional, principalmente as empresas de capital aberto, devido à volatilidade das movimentações financeiras. Diante dessas dificuldades, é necessário pensar em reduzir custos de modo eficiente. Para tanto, a estruturação dos procedimentos internos é de suma importância. Um modelo de gestão que está sendo utilizado por grandes corporações são os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), este modelo se trata de estruturas que permitem uma maior centralização em relação aos processos operacionais. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os principais impactos observados pelas controladorias das unidades controladas e coligadas de uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul após a implantação de um centro de serviços compartilhados? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, e estudo de caso através de um questionário enviado aos responsáveis pela controladoria das unidades da empresa objeto de estudo. Como embasamento teórico utilizou-se de aspectos que dizem respeito ao conceito e histórico do CSC no Brasil e no mundo, diferença entre um CSC e uma empresa terceirizada, processo de implantação de um CSC, benefícios e dificuldades após implantação do mesmo, bem como indicadores de desempenho e tempo de estabilização após implantação. Também foi abordado sobre qual é a função da controladoria em uma organização. Na análise obtida através das respostas do questionário, concluiu-se que os principais motivos para implantar um CSC foram eficiência operacional e segurança das informações. A maioria dos profissionais da controladoria participaram de assuntos relacionados ao mapeamento dos processos e alinhamento dos prazos de recebimento das informações no momento do projeto de implantação do CSC. Concluiu-se também que o CSC da empresa estudo de caso ainda não atingiu o nível de maturidade desejado pelos clientes (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4301
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV