O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
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Data
2019-02-19Autor
Menegotto, Adriano
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
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O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.