Perfil e análise das expectativas acadêmicas e profissionais : um estudo aplicado ao corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul
Fecha
2019-02-22Autor
Santos, Mary Helen dos
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A educação no ensino superior deve proporcionar ao acadêmico uma formação cultural e humana que atenda ao perfil profissional exigido pelo cenário global, buscando conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Nesse sentido esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar o perfil e analisar as expectativas acadêmicas e profissionais dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul no campus sede. Para isso elaborou-se uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de campo, onde os universitários responderam a um questionário adaptado da Dissertação de Fernandes (2013). O instrumento de pesquisa foi aplicado diretamente aos alunos em sala de aula. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software SPSS, e as análises foram emitidas por meio do emprego da referência cruzada entre as variáveis. Os resultados indicaram como os alunos se distribuem de acordo com o nível de graduação, caracterizando que o perfil dos alunos é, em grande parte, composto por jovens, onde o gênero feminino prevalece. A pesquisa aplicada também identificou o perfil pregresso do aluno, avaliou os motivos da escolha pelo curso, as áreas de atuação atual, as expectativas de atuação futura e a intenção do aluno em continuar os estudos depois de formado. Os resultados demonstram que a maioria dos acadêmicos trabalha ou estagia na área contábil e a ligação com o curso proporciona aos estudantes, oportunidades dentro do ambiente de trabalho. Além disso, o aumento da renda é proporcional ao nível de graduação que o aluno se encontra. Por fim o estudo conclui que a imagem da instituição de ensino perante a sociedade foi o fator que mais influenciou na escolha desta, ademais, a maioria dos estudantes está satisfeito com a graduação e suas percepções no decorrer da trajetória acadêmica foram modificadas de maneira positiva, evidenciando que o curso oferecido superou suas expectativas acadêmicas e profissionais. Certamente esse estudo contribui não somente para os acadêmicos, mas também para os alunos que almejam ingressar na graduação em Ciências Contábeis, bem como para a academia que poderá aprimorar seus serviços e oferecer aos alunos cursos de educação continuada, e especializações dentro das áreas onde existe maior interesse dos acadêmicos (sic).