Mostra i principali dati dell'item
Perfil e análise das expectativas acadêmicas e profissionais : um estudo aplicado ao corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul
dc.contributor.advisor | Mecca, Marlei Salete | |
dc.contributor.author | Santos, Mary Helen dos | |
dc.contributor.other | Muniz, Luciani da Silva | |
dc.contributor.other | Domingues, Joél Borges | |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T13:38:54Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T13:38:54Z | |
dc.date.issued | 2019-02-22 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4337 | |
dc.description | A educação no ensino superior deve proporcionar ao acadêmico uma formação cultural e humana que atenda ao perfil profissional exigido pelo cenário global, buscando conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Nesse sentido esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar o perfil e analisar as expectativas acadêmicas e profissionais dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul no campus sede. Para isso elaborou-se uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de campo, onde os universitários responderam a um questionário adaptado da Dissertação de Fernandes (2013). O instrumento de pesquisa foi aplicado diretamente aos alunos em sala de aula. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software SPSS, e as análises foram emitidas por meio do emprego da referência cruzada entre as variáveis. Os resultados indicaram como os alunos se distribuem de acordo com o nível de graduação, caracterizando que o perfil dos alunos é, em grande parte, composto por jovens, onde o gênero feminino prevalece. A pesquisa aplicada também identificou o perfil pregresso do aluno, avaliou os motivos da escolha pelo curso, as áreas de atuação atual, as expectativas de atuação futura e a intenção do aluno em continuar os estudos depois de formado. Os resultados demonstram que a maioria dos acadêmicos trabalha ou estagia na área contábil e a ligação com o curso proporciona aos estudantes, oportunidades dentro do ambiente de trabalho. Além disso, o aumento da renda é proporcional ao nível de graduação que o aluno se encontra. Por fim o estudo conclui que a imagem da instituição de ensino perante a sociedade foi o fator que mais influenciou na escolha desta, ademais, a maioria dos estudantes está satisfeito com a graduação e suas percepções no decorrer da trajetória acadêmica foram modificadas de maneira positiva, evidenciando que o curso oferecido superou suas expectativas acadêmicas e profissionais. Certamente esse estudo contribui não somente para os acadêmicos, mas também para os alunos que almejam ingressar na graduação em Ciências Contábeis, bem como para a academia que poderá aprimorar seus serviços e oferecer aos alunos cursos de educação continuada, e especializações dentro das áreas onde existe maior interesse dos acadêmicos (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Qualificações profissionais | pt_BR |
dc.subject | Contadores - Educação | pt_BR |
dc.title | Perfil e análise das expectativas acadêmicas e profissionais : um estudo aplicado ao corpo discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciências Contábeis | pt_BR |