Programa de Pós-Graduação em Educação: Envíos recientes
Mostrando ítems 321-340 de 365
-
As contribuições do suporte virtual glogster para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual
(2014-06-03)Tendo em mente que o uso da tecnologia nas escolas ainda é restrito e que não se sabe ao certo quais são os gêneros digitais e suportes virtuais mais eficientes para o ensino, nem mesmo quais as metodologias mais adequadas ... -
O que ensinar a quem já ensina em aula de língua estrangeira? : uma proposta pedagógica para ensino de línguas estrangeiras a alunos adultos
(2014-06-03)Este trabalho tem como objetivo pesquisar o que ensinar, em aula de língua estrangeira, a alunos adultos, de mais de cinquenta anos de idade que, em virtude de sua experiência de vida, muitas vezes, têm mais a ensinar ... -
Vida agreste : memória e regionalidade em São Bernardo
(2014-06-02)Este trabalho discute a performance da memória e suas implicações em questões de identidade, sociedade e, principalmente, na constituição da regionalidade na obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, mediante a análise do ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
(2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
O interacionismo sociodiscursivo em texto didático de leitura e produção de textos para a educação superior a distância
(2014-06-02)Esta dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, objetivou orientar a análise, a indicação e o desenvolvimento de textos didáticos de leitura e produção de textos para a educação ... -
Aspectos históricos do uso dos uniformes escolares : reflexões no campo da educação e da moda (1940-2000 Caxias do Sul)
(2014-06-02)Esta dissertação procura estabelecer um diálogo sobre os aspectos históricos envolvidos nos usos dos uniformes escolares, considerando um olhar desde o campo da História da Educação e o da Moda. Com base nos pressupostos ... -
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta
(2014-06-02)Os processos de formação científica do profissional Fisioterapeuta envolvem além do conhecimento científico, compreendido nos currículos, práticas profissionais que, juntamente com as configurações dos serviços, marcam a ... -
Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras
(2014-06-02)Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que ... -
Práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular
(2014-06-02)Este trabalho realiza a análise de práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular, problematizando as finalidades desta etapa educacional. Os estudos de nível médio no Brasil têm sua constituição ... -
Investigando Jean Piaget : a epistemologia genética e o apriorismo
(2014-06-02)O presente estudo constitui-se na Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul, pertencente à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem, e ancora-se nos ... -
Ética e corpo na formação docente em educação física
(2014-06-02)A ética, enquanto reflexão filosófica sobre os valores que o ser humano adota e sobre o sentido das ações que pratica, é essencial na formação de professores de Educação Física, especialmente por desenvolverem uma prática ... -
Avaliação externa de rendimento escolar : um instrumento para a gestão pedagógica
(2014-06-02)O presente estudo parte do entendimento de que a avaliação externa é um instrumento da gestão escolar que implica não só a conscientização dos envolvidos acerca dos resultados mas também a forma como a gestão escolar conduz ... -
Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952
(2014-06-02)O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e ... -
Educação e autonomia : uma reflexão a partir da filosofia prática de Immanuel Kant
(2014-06-02)O objetivo desta dissertação é explicitar o papel que a ação educativa pode desempenhar para que os educandos efetuem a transição da heteronomia para a autonomia, à luz da filosofia de Immanuel Kant. O problema de pesquisa ... -
Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema
(2014-05-30)O objetivo desta investigação é determinar a possibilidade de constituição de um discurso teórico que fundamente epistemologicamente a prática educativa baseada na atividade problematizante, respondendo ao seguinte problema ... -
Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
(2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ... -
A linguagem conceitual geográfica : uma dimensão da prática docente no ensino fundamental
(2014-05-30)O presente trabalho consiste, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada aqui, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ... -
Rede municipal de educação de São Luís/MA : proposta de formação continuada e participação docente (2002-2007)
(2014-05-30)A presente pesquisa pautou-se no estudo sobre a participação docente nas discussões das políticas educacionais e objetivou analisar a participação dos professores da rede municipal de educação de São Luís/MA na elaboração ... -
Educação pelo poético : a poesia na formação da criança
(2014-05-30)Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ... -
O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária?
(2014-05-30)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, teve como temática o estudo histórico e o desenvolvimento do processo escolar de descendentes de imigrantes alemães, estabelecidos na Vila ...