dc.contributor.advisor | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
dc.contributor.author | Silva, Lara Elisane | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.other | Lopes, Daniel de Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T16:59:55Z | |
dc.date.available | 2019-03-06T16:59:55Z | |
dc.date.issued | 2019-03-06 | |
dc.date.submitted | 2018-08-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4402 | |
dc.description | A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os processos educativos? O quadro teórico foi baseado em conceitos relacionados a educação na era da cultura digital, letramento digital, ambientes virtuais de aprendizagem, formação de professores no ensino superior e práticas de letramento digital. O delineamento metodológico foi baseado em pesquisa bibliográfica cujo corpus teórico foi constituído
por textos identificados a partir de uma busca na qual os temas estavam relacionados à pergunta da pesquisa. Por meio da análise de conteúdo foram definidas duas categorias: atuação docente em ambiente virtual de aprendizagem e prática de letramento digital no ensino superior, que ao serem desdobradas e articuladas geraram a respostas à pergunta de pesquisa. Os resultados indicam que as
tecnologias digitais precisam ser articuladas aos processos pedagógicos, possibilitando que professores e alunos estejam juntos co-criando as práticas de aprendizagem. Indicam ainda que as práticas de letramento digital em ambientes virtuais de aprendizagem exigem planejamento coletivo que favoreça a interação e a mediação, e que as operações realizadas por meio dos recursos digitais sejam
significadas pelos alunos. Podemos ainda recomendar, com base nos resultados encontrados, que pensar em práticas de letramento digital, requer revisar o conceito de currículo, de atuação docente e discente e de prática educativa, levando em conta o potencial dos recursos digitais como mediadores do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research that gave rise to this dissertation had as a guiding question: how do digital literacy practices occur in higher education in contexts that use virtual learning environments to mediate educational processes? The theoretical framework was based on concepts related to Education in the age of digital culture, digital literacy, virtual learning environments, teacher training in higher education and digital literacy practice. The methodological design was based on the bibliographical research where the theoretical corpus was constituted by texts identified from a search where the themes for that were related to the research question. Through content analysis, two categories were defined: teaching performance in a virtual learning environment and digital literacy practice in higher education, which, when deployed and articulated, generated the answers to the research question. The results indicate that digital technologies need to be articulated to the pedagogical processes, allowing teachers
and students to be co-creating learning practices. They also indicate that the digital literacy practices in virtual learning environments require collective planning that favors interaction and mediation, and that the operations carried out through the digital resources are signified by the students. We can also recommend, based on the results found, that thinking about digital literacy practices requires reviewing the concept of curriculum, teaching and student performance and educational practice, taking into
account the potential of digital resources as mediators of the teaching process and learning. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Computer literacy | en |
dc.subject | Computer-assisted instruction | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.subject | College teaching | en |
dc.title | Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6164054640002893 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, L. E. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |