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Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/ RS)

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Dissertacao Jocianne Giacomuzzi Pires.pdf (4.061Mb)
Data
2019-03-06
Autor
Pires, Jocianne Giacomuzzi
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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Resumo
presente dissertação teve como objeto de estudo as trajetórias que compõem o cotidiano dos jovens nos cursos Técnico Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Caxias do Sul e a efetivação do direito à educação, partindo do conceito de escola justa, proposto por François Dubet. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar trajetórias juvenis presentes no contexto dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, em articulação com a efetivação do direito à educação, na perspectiva de uma escola justa. Para isso, buscou-se o mapeamento de diferentes trajetórias juvenis, a fim de identificar como os jovens vivenciam a efetivação do direito à educação e como se estabelecem as relações entre as suas trajetórias juvenis e a efetivação do direito à educação. O referencial teórico tomado como base para o estudo parte das contribuições de autores, como: Pais (1999; 2001; 2002; 2003), Stecanela (2002; 2009; 2010; 2013; 2016; 2018), Dayrell (2001; 2002; 2003; 2007; 2014), Carrano (2000; 2002; 2003; 2014), Sposito (1996; 2014; 2018), Silva (2013; 2015); Cury (2002; 2011), Dias (2007), Dubet (2001; 2003; 2004; 2008), Valle (2013), Schilling (2013; 2016), entre outros. A ancoragem metodológica baseou-se na Sociologia do Cotidiano, de Pais (2002), utilizando como instrumento o mapa Emic-Rítmico, um instrumento gráfico no qual os jovens retratam seus percursos de vida e seus percursos escolares. A partir dos mapas, emergiram as narrativas juvenis que foram analisadas pela Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007; 2011). Do processo de decifração das narrativas surgiram cinco temáticas principais: O ingresso no Técnico Integrado ao Ensino Médio – Um processo de readequação dos modos de ser estudante; Entrando na competição– As regras do jogo; Centralidade da escola e a ausência do “não fazer nada”; Sociabilidade e relações interpessoais; e Possibilidades de significação da condição juvenil na escola. Os resultados da pesquisa mostraram que há mecanismos que podem ser considerados injustos no cotidiano escolar dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Caxias do Sul. Entre eles, destacam-se a valorização dos desempenhos individuais, legitimados pelos estudantes, que culminam na adequação e readequação dos modos de ser estudante, e a limitação do tempo de “não fazer nada”, a fim de se adaptarem à cultura escolar meritocrática. Entretanto, há vários aspectos que aproximam a instituição a uma escola justa, como o acesso aos bens e ao mundo do trabalho e o desenvolvimento da capacidade de dominar as próprias vidas. Ademais, os estudantes demonstram, como potencialidades da instituição, a diversidade sociocultural, as sociabilidades desenvolvidas a partir da escola, a qualidade da educação e as relações dialógicas que estabelecem. Assim, mesmo que os jovens dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Caxias do Sul, discorram sobre a ideia da juventude como passagem, há indícios de uma juventude que deseja “ser mais” (FREIRE, 1996), que necessita de espaços para o desenvolvimento de sua autonomia, assumindo uma postura crítica e autônoma frente a si e frente a sua realidade. Assim, as narrativas dos jovens indicam a demanda por uma escola mais humanizada, potencializadora da reflexão por meio do diálogo.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4405
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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