Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorPinno, Rúbia de Cássia Ferreira
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.date.accessioned2019-04-23T16:53:35Z
dc.date.available2019-04-23T16:53:35Z
dc.date.issued2019-04-23
dc.date.submitted2018-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4585
dc.descriptionEsta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora pelo aluno. Para percorrer esse caminho, serão abordados alguns conceitos relacionados tanto ao processo educacional (conhecimento, aprendizagem, educação, permeados pelo viés da linguagem) quanto aos pressupostos linguísticos relacionados ao ensino de língua (linguagem, língua, fala, signo, relações sintagmáticas, associativas e valor). O referencial teórico que fundamenta este trabalho é composto pela Teoria dos Blocos Semânticos, de Oswald Ducrot e Marion Carel, e pelas contribuições sobre a transposição didática de Yves Chevallard e Tânia Maris de Azevedo.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this research is to show that the concept of argumentative chaining, present in the Semantic Blocks Theory can be transposed didactically and, consequently, contribute to the development of the ability of reading comprehension by the student. In order to follow this path, some concepts related to the educational process (knowledge, learning, education, permeated by the language bias) and linguistic assumptions related to language teaching (language, idiom, speech, sign, syntagmatic and associative relations and value). The theoretical reference bases this work is composed by the Semantic Blocks Theory, by Oswald Ducrot and Marion Carel, and by the contributions on the didactic transposition of Yves Chevallard and Tânia Maris de Azevedo.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua materna - Educaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectNative language - Educationen
dc.subjectReading - Study and teachingen
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectDidaticsen
dc.titleDa teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0670127421196112pt_BR
mtd2-br.author.lattesPINNO, R. C. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige