Mostrar el registro sencillo del ítem
Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Pinno, Rúbia de Cássia Ferreira | |
dc.contributor.other | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
dc.contributor.other | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T16:53:35Z | |
dc.date.available | 2019-04-23T16:53:35Z | |
dc.date.issued | 2019-04-23 | |
dc.date.submitted | 2018-12-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4585 | |
dc.description | Esta pesquisa tem como finalidade mostrar que o conceito de encadeamento argumentativo, presente na Teoria dos Blocos Semânticos, pode ser transposto didaticamente e consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora pelo aluno. Para percorrer esse caminho, serão abordados alguns conceitos relacionados tanto ao processo educacional (conhecimento, aprendizagem, educação, permeados pelo viés da linguagem) quanto aos pressupostos linguísticos relacionados ao ensino de língua (linguagem, língua, fala, signo, relações sintagmáticas, associativas e valor). O referencial teórico que fundamenta este trabalho é composto pela Teoria dos Blocos Semânticos, de Oswald Ducrot e Marion Carel, e pelas contribuições sobre a transposição didática de Yves Chevallard e Tânia Maris de Azevedo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this research is to show that the concept of argumentative chaining, present in the Semantic Blocks Theory can be transposed didactically and, consequently, contribute to the development of the ability of reading comprehension by the student. In order to follow this path, some concepts related to the educational process (knowledge, learning, education, permeated by the language bias) and linguistic assumptions related to language teaching (language, idiom, speech, sign, syntagmatic and associative relations and value). The theoretical reference bases this work is composed by the Semantic Blocks Theory, by Oswald Ducrot and Marion Carel, and by the contributions on the didactic transposition of Yves Chevallard and Tânia Maris de Azevedo. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua materna - Educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Native language - Education | en |
dc.subject | Reading - Study and teaching | en |
dc.subject | Reading comprehension | en |
dc.subject | Didatics | en |
dc.title | Da teoria à prática no ensino de língua português: a transposição didática do conceitos de encadeamento argumentativo para o professor dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0670127421196112 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PINNO, R. C. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |