Estudo sobre a satisfação dos usuários de táxi uber na cidade de Caxias do Sul-RS
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Data
2019-05-14Autor
Rech, Cristina de Fátima
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É visível que tanto o transporte coletivo urbano quanto o transporte individual de passageiros ajudam desafogar o trânsito e contribuem com o meio ambiente. Existem inúmeras inquietações sobre a relação do transporte individual de passageiros com a chegada do transporte por aplicativos. Diante disso, este estudo teve por objetivo identificar a satisfação dos usuários de transporte individual de passageiros de Caxias do Sul-RS com base na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, obtida a partir da aplicação de questionário adaptado de Farias (2016) junto a 183 usuários de desses serviços, estratificados em usuários somente de Táxi (60), usuários somente de Uber (61) e usuários de ambos os serviços (62) da cidade de Caxias do Sul. Os resultados demonstraram associação das médias dos fatores e as variáveis demográficas, onde observou-se que o coeficiente de associação entre os Fatores e o Gênero dos usuários de Táxi e de Uber, tiveram associação significativa somente entre o Fator “Acessibilidade, Segurança e Confiabilidade” e o Gênero para um nível de significância de 5%, dos usuários de Táxi. Entre os Fatores e a Faixa Etária dos usuários de Táxi e de Uber, tiveram associação significativa entre Faixa Etária e o “Conhecimento do trajeto”, e o “Tempo” pois p>0,05, para os usuários de Táxi. Entre os Fatores e os níveis de Escolaridade, tiveram associação significativa somente “Conhecimento do trajeto” e os Níveis de Escolaridade, o valor p>0,05, para os usuários de Táxi. Entre os Fatores e a Renda Familiar, tiveram associação significativa somente os Fatores e a Faixa Etária, pois os valores p>0,05, tanto para os usuários de Táxi como para os de Uber. Por fim a pontuação média dos fatores para os dois tipos de serviços afirmou que os Fatores “Conforto do veículo”, “Conhecimento do trajeto”, “Intangíveis e valor da marca” “Tempo” no serviço de Uber foram classificados como bom, enquanto os demais fatores foram classificados como regular. Para o serviço de Táxi todos os fatores foram considerados regulares.Este estudo permite aos gestores verificarem a efetividade se suas ações, de acordo com as expectativas dos usuários. [resumo fornecido pelo autor]