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Letramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distância

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Dissertacao Jeronimo Becker Flores.pdf (1.167Mb)
Data
2014-05-30
Autor
Flores, Jerônimo Becker
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Desenvolvemos esta pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade de Caxias do Sul, na linha Educação, Linguagem e Tecnologia. A investigação consistiu em um estudo de caso cujo cenário foi um curso superior de formação de professores de matemática, na modalidade a distância. Almejamos buscar compreensões sobre o desenvolvimento de práticas de letramento digital no processo de ensino e aprendizagem do curso. Com uma abordagem qualitativa, analisamos e interpretamos os registros escritos dos participantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que compuseram nosso corpus. Subsidiando teoricamente a proposta, buscamos um referencial que contemplou aspectos pertencentes à pesquisa, tais como cultura digital, letramento digital, Educação no contexto das tecnologias digitais, processo de ensino e aprendizagem, Educação a distância e formação de professores. Dotados dessa base teórica, o percurso metodológico foi o estudo de caso segundo a perspectiva de Yin (2010). Os procedimentos de análise foram desenvolvidos à luz da análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007), em três ciclos: unitarização, categorização e comunicação do novo emergente. Percebemos, durante a análise, a efetivação de práticas de letramento digital, embora muitas vezes de maneira superficial ou introdutória. Compreendemos que no cenário da pesquisa existem fatores que minimizaram e outros que potencializam as possibilidades de desenvolvimento de práticas de letramento digital. Como fatores minimizadores, podemos citar a participação dos estudantes por obrigatoriedade, falta de intervenção pedagógica problematizadora e ênfase à transmissão da informação, dentre outros. Como fatores potencializadores, podemos citar a participação social, a problematização de questões e a fluência digital. Aliando elementos teóricos às compreensões alcançadas durante todo o processo, apontamos norteadores para a organização de práticas educacionais passíveis de promoverem o letramento digital no seu processo de ensino e aprendizagem.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/468
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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