O impacto do marketing sensorial no comportamento do consumidor
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Data
2019-05-17Autor
Biasibetti, Bruna
Orientador
Oliveira, Ronald Lopes de
Metadata
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Ao conviver em sociedade, percebe-se que as pessoas agem de acordo com o ambiente o qual frequentam, bem como aos estímulos que recebem nestes espaços, sejam eles externos ou internos. Nesse sentido, conhecer o consumidor e como ele se comporta ao ser exposto a determinados estímulos sensoriais, é um diferencial que a empresa pode e deve buscar, para que esta função seja cumprida. O marketing sensorial auxilia e influencia o consumidor a sentir ou agir de modo pré-estabelecido quando exposto aos estímulos recebidos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos fatores sensoriais no comportamento do consumidor. O presente estudo foi desenvolvido a partir do método de natureza quantitativa, de nível descritivo, utilizando em sua estratégia uma enquete aplicada a uma amostra de 350 consumidores das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, através de um questionário estruturado com trinta e três questões, em seguida, fez-se uma análise por meio do software Excel, a fim de verificar o impacto do marketing sensorial no comportamento do consumidor. Como resultado, foi possível identificar que, de modo geral, pessoas com idade maior ou igual a 30 anos, com renda média mensal de R$5.000,00 ou mais, são as mais influenciadas pelo marketing sensorial, já pessoas com idade menor ou igual a 29 anos, com renda média mensal de R$3.000,00 ou menos, são as menos influenciáveis. [resumo fornecido pelo autor]