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História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971)

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Dissertacao Valéria Alves Paz.pdf (3.890Mb)
Data
2014-05-30
Autor
Paz, Valéria Alves
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
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Resumo
O presente trabalho teve como propósito pesquisar, analisar e compreender o processo histórico do Colégio São Carlos, criado pela Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em 1936, em Caxias do Sul. Pensando nas culturas escolares dessa instituição, busquei construir uma narrativa histórica que contemplou o seu cotidiano: sujeitos, práticas, espaços e tempos vividos no Colégio São Carlos. O estudo baseou-se nos pressupostos teóricos da História Cultural. As fontes utilizadas foram os documentos escritos (relatórios, projetos, orientações didáticas, movimento escolar, etc.) e fotográficos produzidos e arquivados pela instituição, bem como os documentos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Assim, busquei interpretar de maneira menos homogeneizante o universo da escola, desenvolvendo uma visão mais ampla em relação às práticas escolares através da valorização das ações cotidianas, dos profissionais, de sua trajetória, além de questões de gênero. O texto foi organizado em quatro capítulos: as considerações iniciais com uma breve ênfase de como foi o processo da pesquisa; no capítulo 2, o contexto histórico das décadas de 1930 a 1970, de Caxias do Sul, retratando o papel da mulher na sociedade caxiense, sua educação e a formação da Congregação Scalabriniana. No capítulo 3 analisei de que forma essa congregação se estruturou em Caxias do Sul e suas atividades educacionais com a criação do Colégio São Carlos. Por fim, no capítulo 4, abordei as práticas escolares da instituição em relação aos seus discentes, os rituais e as rotinas. Nas considerações finais, concluo afirmando a importância do papel da mulher e seu processo educativo através da atuação da congregação carlista. Disseminando uma visão de pureza da mulher, as Irmãs preconizaram a educação das moças proporcionando conhecimentos através de vários cursos oferecidos pelo colégio. Atuaram educando essas moças, considerando o que a Igreja almejava como ideal para a mulher. Assim, foi de grande êxito o trabalho do Colégio na educação da mulher caxiense, mas não apenas. Ao narrar a história dessa instituição contribuí para pensar a educação em Caxias do Sul e no Rio Grande do Sul, a escolarização feminina, a contribuição e as interfaces entre escola e Igreja, entre outros aspectos, em perspectiva histórica.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/470
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

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