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dc.contributor.advisorCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.authorSantos, Silvia Pereira dos
dc.contributor.otherGuasselli, Idair Gaudêncio Girardi
dc.contributor.otherOliveira, Ronald Lopes de
dc.date.accessioned2019-07-11T00:42:09Z
dc.date.available2019-07-11T00:42:09Z
dc.date.issued2019-07-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4810
dc.descriptionNos dias de hoje, a administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidades e desafios. Além das habilidades, os profissionais necessitam de certas competências específicas para o desempenho de seus cargos, que variam de acordo com o nível organizacional. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as competências necessárias ao profissional da área de administração no contexto atual, a partir da percepção dos estudantes do Curso de Administração. A metodologia do trabalho caracteriza-se por um estudo de natureza quantitativa, e de nível descritivo, onde possui como base a fundamentação teórica referente ao tema proposto. Foi aplicado um questionário para 207 estudantes de uma instituição de ensino privado, e após a coleta dos dados, realizou-se a análise e interpretação dos dados obtidos, através de estatística descritiva e análise fatorial. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados formado de 15 perguntas, o qual foi elaborado com base em Sant’Anna (2002). Através da análise realizou-se o teste de confiabilidade do instrumento, onde o Alpha de Cronbach apresentou 0,712, e os testes de KMO e de esfericidade de Bartlett, indicaram a aplicabilidade da análise fatorial. Dentre as competências mais requeridas, destacaram-se a capacidade de lidar com situações novas e inusitadas, a capacidade de aprender rapidamente novos conceitos e tecnologias e a capacidade de trabalhar em equipes, já entre as menos requeridas ficaram o autocontrole emocional, o domínio de novos conhecimentos técnicos associados ao exercício do cargo ou função ocupada e a capacidade empreendedora. Pôde-se observar que as variáveis se agruparam em cinco fatores, denominados de competências de inovação e empreendedorismo, habilidades emocionais, capacidade de lidar com o novo, habilidades interpessoais e comprometimento organizacional, fatores estes, que demonstraram uma forte correlação entre eles. Por fim, as cinco competências mais desenvolvidas no profissional, segundo os estudantes são: capacidade de gerar resultados efetivos, capacidade de lidar com situações novas e inusitadas, capacidade de relacionamento interpessoal, iniciativa de ação e decisão e capacidade de aprender rapidamente novos conceitos e tecnologias. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.titleO desenvolvimento das competências sob a ótica dos alunos de administração da Universidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR


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