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O desenvolvimento das competências sob a ótica dos alunos de administração da Universidade de Caxias do Sul
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Emilia | |
dc.contributor.author | Santos, Silvia Pereira dos | |
dc.contributor.other | Guasselli, Idair Gaudêncio Girardi | |
dc.contributor.other | Oliveira, Ronald Lopes de | |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T00:42:09Z | |
dc.date.available | 2019-07-11T00:42:09Z | |
dc.date.issued | 2019-07-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4810 | |
dc.description | Nos dias de hoje, a administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidades e desafios. Além das habilidades, os profissionais necessitam de certas competências específicas para o desempenho de seus cargos, que variam de acordo com o nível organizacional. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as competências necessárias ao profissional da área de administração no contexto atual, a partir da percepção dos estudantes do Curso de Administração. A metodologia do trabalho caracteriza-se por um estudo de natureza quantitativa, e de nível descritivo, onde possui como base a fundamentação teórica referente ao tema proposto. Foi aplicado um questionário para 207 estudantes de uma instituição de ensino privado, e após a coleta dos dados, realizou-se a análise e interpretação dos dados obtidos, através de estatística descritiva e análise fatorial. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados formado de 15 perguntas, o qual foi elaborado com base em Sant’Anna (2002). Através da análise realizou-se o teste de confiabilidade do instrumento, onde o Alpha de Cronbach apresentou 0,712, e os testes de KMO e de esfericidade de Bartlett, indicaram a aplicabilidade da análise fatorial. Dentre as competências mais requeridas, destacaram-se a capacidade de lidar com situações novas e inusitadas, a capacidade de aprender rapidamente novos conceitos e tecnologias e a capacidade de trabalhar em equipes, já entre as menos requeridas ficaram o autocontrole emocional, o domínio de novos conhecimentos técnicos associados ao exercício do cargo ou função ocupada e a capacidade empreendedora. Pôde-se observar que as variáveis se agruparam em cinco fatores, denominados de competências de inovação e empreendedorismo, habilidades emocionais, capacidade de lidar com o novo, habilidades interpessoais e comprometimento organizacional, fatores estes, que demonstraram uma forte correlação entre eles. Por fim, as cinco competências mais desenvolvidas no profissional, segundo os estudantes são: capacidade de gerar resultados efetivos, capacidade de lidar com situações novas e inusitadas, capacidade de relacionamento interpessoal, iniciativa de ação e decisão e capacidade de aprender rapidamente novos conceitos e tecnologias. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Habilidades pessoais | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das competências sob a ótica dos alunos de administração da Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Administração | pt_BR |