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Inventário participativo de patrimônio cultural em Fazenda Souza / RS

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Ver/
Dissertacao Caroline Lipreri Andreolla.pdf (18.00Mb)
Fecha
2019-07-16
Autor
Andreolla, Caroline Lipreri
Orientador
Radünz, Roberto
Metadatos
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Resumen
Esta produção demonstra a construção participativa de um inventário dos patrimônios culturais de Fazenda Souza, distrito do município de Caxias do Sul/RS. Realizado com base na metodologia proposta pelo IPHAN, o inventário participativo é uma ferramenta de Educação Patrimonial e fomento à discussão do patrimônio cultural, tendo a comunidade como protagonista dessa construção. O trabalho desenvolvido propiciou a mobilização e a sensibilização dos moradores quanto aos seus referenciais culturais, bem como a busca pela preservação e valorização dos mesmos. Eles elegeram como patrimônios culturais, bens culturais de ordem material e imaterial como celebrações, saberes e lugares que representam a história e a memória do distrito. Entre os patrimônios selecionados estão os saberes do tocar do sino e da prática das benzedeiras; como celebrações, estão a Festa de Nossa Senhora da Saúde, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, as Capelinhas e a Festa do Agricultor; já os lugares eleitos foram a Capela Padre João Schiavo, a Capela São Roque, a Associação Cultural e Esportiva Minuano, a Igreja Matriz de Fazenda Souza e o Seminário Josefinos de Murialdo. Ao longo do processo de inventariamento, articularam-se conceitos de patrimônio cultural, principalmente abordados pelo IPHAN, UNESCO e Constituição Federal, à construção da memória coletiva (Halbwachs, 1990) de Fazenda Souza abordada através da metodologia da história oral, suas representações (Chartier, 2002) e diferentes formas de apropriação dos patrimônios culturais selecionados (Canclini, 1994). Ao final do projeto desenvolvido com os moradores, foi construído um livro com as fichas do inventário e um banner com a síntese da história dos patrimônios culturais elencados que irão compor uma exposição itinerante no distrito.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4815
Colecciones
  • Mestrado Profissional em História [91]

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