Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)
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Data
2019-07-24Autor
Lima, Gisele Alves de
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio Grande do Sul e a instalação do colégio em Vacaria/RS, contextualizando-se o objeto de investigação, que atentou para o primeiro espaço
de formação docente nesse município. O objetivo foi estudar a história das culturas escolares do Curso Complementar do Colégio São José de Vacaria/RS, atentando às práticas escolares para a formação de professores entre os anos de 1931 e 1944. Esse recorte temporal refere-se ao período em que o colégio fundou e manteve o Curso Complementar, com o objetivo de formar professoras para o ensino primário. As Irmãs possuíam uma posição renomada na cidade, e a instituição recebia alunas de toda região, conforme registros encontrados no seu acervo. O Colégio São José foi fundado em 1903 e permaneceu sendo administrado pela Congregação das Irmãs de São José até 2008. A investigação mobilizou a metodologia da História Oral, e sua análise foi documental e histórica, considerando leis, livros de atas, jornais, cadernos e fotografias, dentre outros documentos acessados em diferentes acervos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos da História Cultural e da História da Educação, utilizando-se das contribuições de Pesavento (2008), Burke (2004) e Chartier (2002). Assim,
foi possível identificar algumas evidências da história do colégio, a qual foi constituída e representada nos seus diferentes contextos, experiências, espaços e tempos. O estudo produzido iniciou contextualizando o município de Vacaria/RS, no período abrangido pela pesquisa, bem como a organização da congregação das Irmãs de São José de Chambérry, incluindo sua chegada e instalação em Vacaria, em 1903, para a abertura do colégio. Abordou os aspectos da cultura escolar e a materialidade do São José, considerando a importância de tais elementos não só para a construção da materialidade escolar, mas para a identidade dos sujeitos envolvidos no processo, assim como para a rotina e a organização do internato oferecido para as alunas. Atentou-se, também, para as culturas e práticas desenvolvidas no que se refere ao Curso Complementar. Nesse sentido, destacaram-se ainda as disciplinas estudadas e as avaliações das alunas que estavam sendo preparadas para ser professoras primárias. De modo geral, a maioria das moças que terminou o curso exerceu a profissão de professora. As profissionais formadas tinham acesso a um conjunto diversificado de conhecimentos, conforme previsto na legislação, mas também desenvolviam habilidades para uma formação moral e social com influência da religiosidade, pois as alunas do internato ou externato tinham uma rotina rigorosa em relação a horários de aulas e estudos. Em relação às professoras do curso, todas eram Irmãs da congregação, de modo que a cobrança por ordem e disciplina era severa. Assim, dentre as práticas desenvolvidas, destacaram-se a rigidez nas avaliações, as aulas de Educação Física, os retiros religiosos e a participação nas missas aos domingos. Por fim, foi possível compreender a importância de tais práticas para a educação,
as quais foram influenciadas por ideias escolanovistas e legislações da época e que, dessa forma, marcaram a história da instituição.