Navegação Doutorado Acadêmico em Educação por autor "Soares, Eliana Maria do Sacramento"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência
Mendes, Michel (2019-10-29)O objetivo deste estudo é refletir sobre a condição humana no Antropoceno, a fim de propor princípios educativos que possam desencadear processos de emergência de horizontes legítimos de convivência para a Época humana. ... -
Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
Rosito, Fernando Covolan (2023-03-17)A história das revoluções industriais revela diversas mudanças significativas que afetam a sociedade, tanto no âmbito profissional quanto no educativo. As tecnologias referentes à quarta revolução industrial, conhecida ... -
Ecos e ressonâncias de movimentos cartográficos em cotidianos profissionais: a etnomatemática inspirando práticas educativas para o ensino da matemática
Pissetti, Schayla Letyelle Costa (2022-07-09)Esta tese foi desenvolvida partindo do pressuposto de que o conhecimento matemático precisa "surgir" no processo de ensino e aprendizagem, não apenas na sua dimensão formal, mas em termos de competências e condutas por ... -
Emergências estéticas : pistas para o redesenhar e repintar a formação docente como devir da pandemia
Oliveira, Lucila Guedes de (2024-04-10)Esta Tese foi realizada partindo do pressuposto de que é possível reinventar a formação docente pautada na Estética da Existência de Foucault (1926-1984) e que a interação com a Arte pode ser uma possibilidade para a ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
Giron, Graziela Rossetto (2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
Kaodoinski, Fabiana (2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
Sabbi, Carlos Roberto (2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ... -
A terceira margem do rio: reflexões sobre a formação leitora em língua estrangeira a partir de Saussure e Benveniste, na perspectiva da complexidade
Wistchoreck, Mirley Tereza Correia da Costa (2021-07-31)O escopo desta pesquisa é (re)pensar o processo de aprendizagem e de ensino de Línguas Estrangeiras (LE) por um viés enunciativo ao dar sustentação à tese de que os postulados saussurianos (noção de valor e de sistema) e ...