A importância da gestão em empresa de pequeno porte varejistas de moda na cidade de Caxias do Sul - RS
Date
2019-08-19Author
Fagundes, Vagner de Vargas
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Show full item recordAbstract
Para alcançar as metas e os objetivos da organização os gestores utilizam técnicas que estejam relacionados à busca de vantagens competitivas, destacando-se assim perante seus concorrentes e clientes, garantindo alto rendimento e consequentemente lucratividade. Este trabalho tem como objetivo identificar as competências dos gestores de empresas de pequeno porte varejistas de moda em Caxias do Sul. Como metodologia, o estudo possui características de pesquisa descritiva em relação aos procedimentos utilizou-se a pesquisa bibliográfica exploratória, o estudo de campo se deu através de survey. A forma de abordagem foi a quantitativa, e a investigação se deu por um levantamento de dados através de um questionário que possui 34 questões direcionado para 150 gerentes que visa à percepção dos respondentes sobre a importância da gestão em empresas de pequeno porte varejista de moda. Os dados foram repassados e tratados pelo software estático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e deles geradas tabelas para melhor interpretação dos mesmos. Ao término da pesquisa conclui-se que existe adoção de algumas práticas de gestão por parte das empresas de pequeno porte, mesmo não sendo percebidas como tal. Verificou-se, que existe a necessidade de aumentar a utilização da gestão, e que grande parte das empresas pesquisadas conhecem ou já ouviram falar do tema e apresentam pretensão em adotar essas práticas. [resumo fornecido pelo autor]