Relação entre os tipos de cultura e estilos de liderança organizacionais das escolas privadas de educação infantil de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-20Autor
Gross, Jaqueline Guerra
Orientador
Luchesi, Juliana Raquel de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Embora tenha sua origem vindo da antropologia, o termo Cultura pode ser empregado também no âmbito das organizações. Isso porque, assim como para essa ciência, a expressão remete à forma do comportamento humano, suas crenças, valores e costumes. A Cultura Organizacional pode ser definida como o DNA da empresa, pois é ela quem define como o ambiente organizacional deve estar estruturado e, diante disso, quais são os propósitos aceitos ou não pela organização (MCSHANE; GLINOW, 2014). De acordo com Dias (2013), uma boa Liderança é imprescindível para criar, consolidar e mudar a Cultura Organizacional. O presente estudo tem como objetivo relacionar o tipo de Cultura e o estilo de Liderança organizacionais predominantes em Escolas Privadas de Educação Infantil de Caxias do Sul. Para atingir esta finalidade, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, através de um questionário estruturado, que buscou compreender o funcionamento da escola, como a liderança é vista, qual é o estilo de gestão encontrado nesse local, como é a união dos membros, o que a escola valoriza e quais são as suas percepções com relação ao sucesso. A análise dos dados permitiu a identificação da Cultura do tipo Clã e de líderes com estilos Democráticos e Transformacional-Carismáticos nos ambientes escolares. [resumo fornecido pelo autor]