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dc.contributor.advisorLuchesi, Juliana Raquel de Souza
dc.contributor.authorGross, Jaqueline Guerra
dc.contributor.otherHummes, Gilberto
dc.contributor.otherRoth, Leonardo
dc.date.accessioned2019-08-20T19:35:30Z
dc.date.available2019-08-20T19:35:30Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.date.submitted2019-06-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4886
dc.descriptionEmbora tenha sua origem vindo da antropologia, o termo Cultura pode ser empregado também no âmbito das organizações. Isso porque, assim como para essa ciência, a expressão remete à forma do comportamento humano, suas crenças, valores e costumes. A Cultura Organizacional pode ser definida como o DNA da empresa, pois é ela quem define como o ambiente organizacional deve estar estruturado e, diante disso, quais são os propósitos aceitos ou não pela organização (MCSHANE; GLINOW, 2014). De acordo com Dias (2013), uma boa Liderança é imprescindível para criar, consolidar e mudar a Cultura Organizacional. O presente estudo tem como objetivo relacionar o tipo de Cultura e o estilo de Liderança organizacionais predominantes em Escolas Privadas de Educação Infantil de Caxias do Sul. Para atingir esta finalidade, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, através de um questionário estruturado, que buscou compreender o funcionamento da escola, como a liderança é vista, qual é o estilo de gestão encontrado nesse local, como é a união dos membros, o que a escola valoriza e quais são as suas percepções com relação ao sucesso. A análise dos dados permitiu a identificação da Cultura do tipo Clã e de líderes com estilos Democráticos e Transformacional-Carismáticos nos ambientes escolares.(sic)pt_BR
dc.description.abstractAlthough its origin comes from anthropology, the term Culture can also be used within organizations. This is because, as for this science, the expression refers to the form of human behavior, its beliefs, values and customs. Organizational Culture can be defined as the company's DNA, since it defines the organization's organizational environment and, consequently, what are the purposes accepted or not by the organization (MCSHANE, GLINOW, 2014). According to Dias (2013), a good Leadership is essential to create, consolidate and change Organizational Culture. The present study aims to relate the type of Culture and the predominant organizational Leadership style in Private Schools of Early Childhood Education in Caxias do Sul. To achieve this purpose, a quantitative, descriptive research was conducted through a structured questionnaire that sought to understand the functioning of the school, how leadership is seen, what style of management found in this place, how it is the union of members, what the school values and what are their perceptions regarding success. Data analysis allowed the identification of Clan Culture and leaders with Democratic and Transformational-Charismatic styles in school settings.(sic)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleRelação entre os tipos de cultura e estilos de liderança organizacionais das escolas privadas de educação infantil de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameAdministração - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-06-27 00:00:00


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