Mulheres sem rosto: imagens do feminismo nos livros didáticos de história do ensino fundamental (2004-2012)
Mostra/ Apri
Data
2019-08-21Autore
Zen, Daiane Dala
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Rela, Eliana
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O objetivo do presente estudo é analisar como são apresentadas as imagens do feminino, nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental, nas coleções Nova História Crítica, da Editora Nova Geração de 2004, História Temática, da Editora Scipione de 2010 e a coleção Vontade de Saber História da Editora FTD de 2012, livros de 8º e 9º anos de História, do Ensino Fundamental, no que se refere aos conteúdos da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e os conteúdos referentes à história do Brasil, no recorte temporal das duas guerras. Essas coleções foram selecionadas pelos professores da rede pública municipal de Flores da Cunha e foram distribuídas nas escolas, sendo utilizadas nas aulas de História por três anos. O percurso metodológico tem como base a leitura de imagens de Barbosa (2006) e leitura de conteúdo, conforme Bardin (1977). A relevância do tema escolhido se dá pela necessidade de refletir sobre a imagem da mulher representada nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, dos Anos Finais. Convém ressaltar, outrossim, como essas representações atuam na construção do universo feminino na sociedade em que os estudantes estão inseridos. Este estudo surgiu de um projeto maior intitulado “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Eliana Rela. A presente dissertação está inserida na perspectiva da História Cultural, considerando as contribuições de Scott (1989), Burke (2004, 2008) e Chartier (2011, 2014) e representando diferentes possibilidades de explorar imagens dos Livros Didáticos, para que os(as) docentes e, consequentemente, os(as) discentes reflitam sobre as representações da mulher e a sua história, nos livros didáticos. O texto tem como estrutura basilar os apontamentos teóricos sobre o livro didático e as políticas sobre sua produção, bem como gênero e História das Mulheres, além da leitura de 36 imagens e representações do feminino, coletadas nas respectivas coleções. Sobre a análise do Livro Didático, cabe ressaltar que o texto foi produzido tendo em vista as políticas públicas para o LD até dezembro de 2018. A conclusão deste estudo revela imagens e representações de feminino frágil, passivo, submisso, ao lado, ou atrás de um homens. São, em sua maioria, mulheres brancas, de classe social privilegiada, legitimadas pela bipolaridade de santa e pecadora.