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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorMoraes, Cineri Fachin
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherGil, Carmen Zeli de Vargas
dc.contributor.otherAzevedo, José Clóvis de
dc.date.accessioned2019-08-30T16:31:07Z
dc.date.available2019-08-30T16:31:07Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.date.submitted2019-05-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4910
dc.descriptionEsta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática pedagógica pautada pelo uso da pesquisa na escola como princípio pedagógico. Esta investigação está centrada em um estudo sobre as vivências de pesquisa na escola presentes na experiência juvenil e escolar de estudantes do Ensino Médio de uma região do Estado do Rio Grande do Sul. As problematizações deste estudo têm como foco, por meio da interlocução teórica com Paulo Freire, a observação do movimento que parte da curiosidade ingênua, desloca-se para a curiosidade crítica e indaga os indícios de uma possível aproximação à curiosidade epistemológica, com o intuito de analisar as contribuições da presença da pesquisa educativa no cotidiano da escola, oportunizada pelo Seminário Integrado. Na tessitura desta investigação, defendo a tese de que o Seminário Integrado é uma possibilidade de enfrentamento da crise de sentidos que acomete o Ensino Médio, bem como uma alternativa para conectar as experiências juvenis com as experiências escolares, à medida que provoca uma estreita articulação entre o cotidiano escolar do Ensino Médio e os contextos de vida dos/das jovens que dele fazem parte. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos orientados pela trajetória que apoiou o desvelamento da realidade do Ensino Médio Politécnico, além de descrever os caminhos percorridos, envolvendo as paradas de construção e de análise dos dados. Para construção, o itinerário contemplou o estudo exploratório, as entrevistas semiestruturadas e os Grupos Focais. As vias de tratamento dos dados constituíram-se por meio do Statistical Package for the Social Sciences – SPSS e da Análise Textual Discursiva, mantendo a sociologia do cotidiano e o deslizamento do olhar como percurso permanente de captura e tratamento dos dados construídos. Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teórica e metodologicamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar as interpretações e reflexões estão fundamentados em John Dewey, François Dubet, Paulo Freire, José Machado Pais, Juarez Dayrell, Nilda Stecanela, Marilia Sposito, Paulo Carrano e Elisete M. Tomazetti, entre outras imersões teóricas. Cinco categorias emergiram das narrativas dos/das jovens estudantes: Escola é assim! É isso e ponto. É isso e pronto.; Desde pequeno a gente é acostumado a ir, ir, ir e nunca perguntar as coisas!; “Entre passado e futuro: tempo de agora e novos horizontes”; “Escola como laboratório da vida cotidiana: uma oficina em movimento, entre regulações e (des)regulações”; “Seminário Integrado e a pesquisa na escola: um portal de passagem”. Algumas paisagens analisadas mostram que a pesquisa na escola aconteceu de modo a permitir que grande parte dos/das jovens estudantes, a partir de seus saberes da experiência prática, da curiosidade espontânea, superaram a ingenuidade. Esse movimento da tríade do conhecimento permitiu transitar no ciclo gnosiológico rumo à reconstrução do conhecimento. Possibilitou, assim, a superação da ingenuidade e da ‘pura opinião’, ao propiciar aos jovens estudantes distanciamentos da alienação.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis joins the field of investigation about the relationship between youth and school, as well as to the educational policy that modified the curricular organization of High School in Rio Grande do Sul state, stimulating a pedagogical practice guided by the use of research in schools as an educating principle. The primary focus of the investigation involves a study about the research experiences in school present on the youth and school experience of high school students of a region of Rio Grande do Sul state. The problematizations of this study have as focus, by means of theoretical interlocution with Paulo Freire, the observation of the movement that starts on the naïve curiosity, move to critical curiosity and questions the evidences of a possible approach to epistemological curiosity, aimed to analyze the contributions of the presence of educational research on daily school, made possible by the Integrated Seminar. During the weaving of this investigation, I defend the thesis that the Integrated Seminar is an opportunity to cope with the senses crisis that assaults High School, as well as an alternative to connect the youth experiences with school experiences, because it creates a close articulation between High School routine and life contexts of the youths that are part of it. The investigative routes taken followed methodological trails oriented by the trajectory that supported the unveiling of Polytechnic High School reality, in addition to describing the traveled paths, involving the building stops and data analysis. For construction, the itinerary contemplated exploratory studies, semi-structured interviews and Focal Groups. Data processing was performed through Statistical Package for the Social Sciences – SPSS and Discursive Textual Analysis, keeping sociology of daily life and eye slipping as the permanent way of capture and processing of built data. The main theoretical contributions selected to support theoretically and methodologically the investigative routes, inspire the descriptions, ground the interpretations and musings are based on John Dewey, François Dubet, Paulo Freire, José Machado Pais, Juarez Dayrell, Nilda Stecanela, Marilia Sposito, Paulo Carrano and Elisete M. Tomazetti, among other theoretical immersions. Five categories emerged from the young students narratives: This is school! This is it and nothing else. This is it, period.; Since we were little we are teached to go, go, go and never ask stuff!; “Between past and future: the now and the new horizons”; “School as a lab for daily life: a moving workshop, between regulations and de(regulations)”; “Integrated Seminar and the research in school: a passage portal”. Some analyzed landscapes show that school research happened in a way that allowed most young students, from their knowledge of practical experience, spontaneous curiosity, overcame naivety. This knowledge triad movement allowed to transition within the gnosiological cycle towards knowledge reconstruction. It allowed, thus, the overcoming of naivety and “pure opinion” by giving young students distance from alienation.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa - Metodologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJuventude - Educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectHigh School - Rio Grande do Sul (Brazil)en
dc.subjectHigh School - Teaching Methodsen
dc.subjectResearch - Methodology - Study and Teachingen
dc.subjectYouth - Educationen
dc.subjectTheory of knowledgeen
dc.titleJuventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integradopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1201506954032042pt_BR
mtd2-br.author.lattesMORAES, C. Fpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorPais, José Machado


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