Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.authorBelem, Rudiclér Silveira
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherVidor, Gabriel
dc.contributor.otherZanandrea, Gabriela
dc.contributor.otherLopes, Luis Felipe Dias
dc.date.accessioned2019-09-12T19:06:00Z
dc.date.available2019-09-12T19:06:00Z
dc.date.issued2019-09-12
dc.date.submitted2019-06-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4948
dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas em sala de aula, promovendo inovação no processo de ensino-aprendizagem, procurando contribuir para a formação de um administrador apto a realizar suas funções e preparado para solucionar os problemas organizacionais. Como procedimento metodológico, foi utilizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. O levantamento das informações à pesquisa quantitativa foi feito via survey, em uma população composta por 304 alunos em 6 instituições, onde as estratégias de aprendizagem ativas já estão incluídas em seu plano pedagógico. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, multivariada e análise fatorial exploratória. Resultados apontaram que os alunos estão satisfeitos com as aulas na metodologia ativa frente às metodologias tradicionais, com média de 3,89 em uma escala até 5. Os respondentes também entendem as metodologias ativas como uma inovação (4,14) e percebem que aprendizagem é maior com a metodologia ativa (3,92). Com relação a resultados, os alunos entendem que a interação aumenta com os colegas e docentes durante a aplicação das metodologias ativas, com resultado das médias em 4,17 e 4,05 respectivamente nos dois casos. Como implicação destes achados de pesquisa, este estudo contribui para uma melhor compreensão da utilização das estratégias de aprendizagem ativa, confirmando que a utilização destes métodos são tendências para a promoção de inovação nas formas de ensino. Como sugestão de estudos futuros, recomenda-se a aplicação deste instrumento em outras IES e cursos diferentes para avaliar se esta percepção continua presente.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of the active learning strategies adopted in the IES Management course in the southern region of Brazil. This work brings the perception of the student about the practices carried out in the classroom that promotes innovation in the teaching-learning process, seeking to contribute to the formation of an administrator capable of performing his duties and prepared to solve organizational problems. As a methodological procedure, a research with a quantitative approach was used. The survey of information for quantitative research was done via survey, in a population composed of 304 students in 6 institutions where active learning strategies are already included in their pedagogical plan. Data analysis was performed using statistical techniques, such as descriptive, multivariate analysis and exploratory factor analysis. Results indicated that students are satisfied with the active methodology classes against traditional methodologies, with an average of 3.89 on a scale of 5. Respondents also understand active methodologies as an innovation (μ4,14) and perceive that learning is higher with the active methodology (μ3,92). With regard to results, students understand that the interaction with colleagues and teachers increases during the application of the active methodologies, with a result of the averages of 4.17 and 4.05, respectively, of the two cases. As implication of these research findings this study contributes to a better understanding of the use of active learning strategies and to confirm that the use of these methods are trends for the promotion of innovation in the forms of education. As a suggestion of future studies, it is recommended the application of this instrument in other HEI and different courses to assess if this perception is still present.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectLearning strategiesen
dc.subjectActive learningen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectManagementen
dc.titlePercepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2601170072721398pt_BR
mtd2-br.author.lattesBELEM, R. Spt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples