O efeito de micro-digital influencers no comportamento de compra no Instagram em contextos de produtos de moda
Zusammenfassung
Qual o efeito de micro-digital influencers na conversão de vendas em produtos de moda? Este trabalho buscou identificar no marketing de influência se a estratégia de utilizar digital influencers para anunciar em redes sociais produtos do setor da moda é válida; tanto para consumidores quanto para empresários. Devido à migração de anúncios publicitários em meio tradicional para redes sociais, foi de suma importância estudar essa nova estratégia para buscar ferramentas que ajudem na comunicação de empresas do setor de moda. Para responder o objetivo geral do trabalho, elaborou-se fundamentação teórica em assuntos como marketing digital, marketing de influência, comportamento do consumidor e processo de compra. O método utilizado para coleta de dados foi a pesquisa qualitativa realizada em duas partes: entrevistas de profundidade com empresários do setor de moda que já tiveram digital influencers para anunciar seus produtos de moda no Instagram e um focus group com consumidoras de marcas de moda que acompanhem digital influencers no Instagram. Os resultados obtidos inspiraram um modelo de decisão de compras cabível para gerações Y e Z, sendo possível identificar que gerar anúncios com categorias de perfis influentes de baixa quantidade de seguidores, como micro-digital influencers, é mais vantajoso para conversão de vendas do que anúncios com perfis com uma enorme quantidade de seguidores, pois fatores como empatia e senso de proximidade, encontrados em perfis de menor quantidade de seguidores, são importantes para atrair engajamento e conversão de vendas. Verificou-se ainda que o modelo proposto integrou fatores como: a) comportamento do consumidor de moda percebido; b) estratégias de divulgação de produtos de moda em redes sociais através de micro- digital influencers; c) lógica de funcionamento do algoritmo do Instagram. [resumo fornecido pelo autor]