Programa de Pós-Graduação em História: Recent submissions
Now showing items 61-78 of 78
-
Ações educativas e linguagem digital : experiências no e do Centro de Memória Regional do Judiciário da Universidade de Caxias do Sul
(2017-03-27)O Centro de Memória Regional do Judiciário (CMRJU) é um arquivo permanente, guarda e preserva processos judiciais que versam sobre ações cíveis e criminais da comarca Caxias do Sul e Região no período de 1882 a 2003. O ... -
O estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica : conceitos e representações
(2017-03-08)O Islã é a religião que mais cresce em número de fieis no mundo. Ao longo da História os estudos orientalistas construíram representações acerca dos muçulmanos e de suas práticas que contribuíram para alimentar uma relação ... -
O jogo como suporte pedagógico e a utilização de documentos no ensino da história
(2017-01-31)Pensar o ensino da História, hoje, como em outras áreas de conhecimento, passa pelo exercício de exploração de novas práticas educativas. A introdução de jogos, nas aulas de História, oportuniza experimentações pedagógicas ... -
Elaboração de modelo-ficha de patrimônios históricos a preservar : levantamentos técnicos e abordagens histórico-socioculturais
(2016-11-25)Essa pesquisa para o Mestrado Profissional em História tem como objetivo formular metodologicamente um modelo-ficha para a descrição detalhada de edificações com potencial para preservação por sua história e sua importância ... -
A construção da identidade na Região Colonial Italiana : o processo de modernização e urbanização como fator de memória e esquecimento do Frigorífico Rizzo, em Caxias do Sul - 1938 a 1960
(2016-07-29)Esta dissertação pretende aprofundar o tema da representação da identidade social na RCI, em Caxias do Sul, RS, pois é possível observar que grande parte da historiografia teve a tendência de identificar que o processo de ... -
Uma leitura acerca das interações culturais presentes na formação do distrito de Criúva no municípios de Caxias do Sul
(2016-07-25)O objeto desse estudo trata da história do distrito de Criúva, onde houve a presença de forças culturais heterogêneas em sua formação. O tema escolhido reporta-se ao estudo da História Regional, cujo espaço geográfico ... -
O crescimento urbano na cidade de Caxias do Sul nos anos de 1972 a 1988: uma contribuição ao ensino da história local
(2016-07-22)Esta dissertação tem por objetivo analisar as contradições da terceira fase de crescimento urbano da cidade de Caxias do Sul, tendo como recorte temporal, os anos de 1972 a 1988, período de vigência da Lei nº 1925, que ... -
Ensino de história das religiões : cristianismo, islã e judaísmo nas histórias em quadrinhos
(2016-06-21)A intenção deste trabalho é apresentar uma ferramenta relativamente nova no cenário da Educação formal para um tema igualmente novo no cenário do ensino de História. Nesta dissertação foi realizada uma pesquisa para descrever ... -
Proejando com os saberes : aprendizado significativo com a utilização da pesquisa sócio antropológica no ensino de história
(2016-06-20)A presente dissertação apresenta uma experiência sobre o uso da pesquisa sócio antropológica e o espaço das narrativas no ensino de história em educação de jovens e adultos dentro do Programa Nacional de Integração da ... -
A escola e o bairro : o papel da escola Padre Josué Bardin na construção da identidade dos moradores do bairro São João Bosco 1982-1993
(2016-04-20)O ensino de história tem papel relevante na construção da identidade do sujeito, ao estimular sua criticidade, partindo de uma reflexão de natureza histórica. Assim, ao pensar sobre a função da escola juntamente com a sua ... -
O ensino da história local : historiografia, práticas metodológicas e memória cotidiana na era das mídias interativas no município de Veranópolis
(2016-02-24)Este estudo tem por objetivo analisar as obras historiográficas do município de Veranópolis, bem como algumas fontes e sua potencialidade na metodologia aplicada ao ensino da história local. Para isso, foi feito um diagnóstico ... -
Gostos, aromas e sabores : memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves
(2016-02-19)A alimentação é uma das expressões mais sensíveis da cultura, com seus sabores e aromas, pois toca nas sensibilidades e nos estranhamentos das pessoas perante culinárias específicas. Assim, as receitas evocam memórias, ... -
Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
(2016-01-29)Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia ... -
Musicando a história e historiando a música em escolas de Caxias do Sul : 2008-2014
(2016-01-27)O corpus deste trabalho trata do ensino da Música na escola aliado ao ensino da História, uma vez que ambos, como componentes do sistema nacional de ensino, têm sido temas recorrentes nos debates tanto acadêmicos como no ... -
Produção audiovisual como recurso didático-pedagógico no ensino de história : "Como me veem?", "Como eu vejo?" estudo de caso de adolescentes de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social
(2016-01-27)A presente dissertação, realizada entre 2013 e 2015, insere-se no contexto de um processo de produção audiovisual que trabalha com o conceito de identidade e pertença de adolescentes de uma comunidade em situação de ... -
Retratos da violência contra o sexo feminino através de fontes judiciais : análise de processos-crime
(2015-12-08)O presente estudo buscou fazer uma releitura dos processos-crime na cidade de Caxias do Sul/RS, na década de trinta do século passado, que envolveram a violência contra o sexo feminino. Tomando os processos-crime como ... -
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
(2015-12-04)Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de ... -
O livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que ler
(2015-11-25)O livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de ...