Aplicação de uma metodologia para entrada em novos mercados internacionais com abordagem ecológica
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Data
2019-07-09Autor
Fiedler, Larissa Favero
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
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A crescente demanda por produtos intitulados sustentáveis traz às empresas o desafio de realizar adequações para atender essas expectativas. Tal desafio se mostra ainda maior no âmbito internacional, já que cada país possui suas próprias leis e regulamentos, além de diferentes preferências dos consumidores por produtos ecologicamente corretos. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é aplicar uma metodologia para a decisão estratégica ao entrar em novo mercado internacional ecológico, com base no modelo de Gurău e Ranchhod (2005). Para tanto, buscou-se conhecimento teórico nas áreas de sustentabilidade e internacionalização de empresas com enfoque ecológico. Os autores pesquisados criaram relações entre essas áreas, e propuseram um modelo que pode ser testado de forma a auxiliar empresas a adentrarem mercados externos sustentáveis. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método de estudo qualitativo com abordagem exploratória, sendo realizado o estudo de caso ao testar o modelo escolhido em uma empresa que possui caráter ecológico. Assim, foi realizada uma entrevista com a empresa escolhida para definir, entre outros aspectos, o país de destino de interesse da empresa, Portugal. Após, a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em páginas oficiais de empresas, bancos de dados e relatórios oficiais. Os resultados da pesquisa evidenciam que, segundo o modelo estudado, o mercado escolhido não é atrativo devido aos altos custos de adaptação e potencial baixa lucratividade. Todavia, a demanda por sucos e produtos ecológicos é existente em Portugal e as marcas próprias têm ganhado mais espaço nesse mercado. Para que a internacionalização da empresa com enfoque ecológico seja viável em Portugal, será necessário realizar algumas adaptações prévias em termos de padrões ecológicos, embalagem, rótulos, marketing e publicidade (sic).