• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aplicação de uma metodologia para entrada em novos mercados internacionais com abordagem ecológica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Larissa Favero Fiedler.pdf (643.1Kb)
Data
2019-07-09
Autor
Fiedler, Larissa Favero
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A crescente demanda por produtos intitulados sustentáveis traz às empresas o desafio de realizar adequações para atender essas expectativas. Tal desafio se mostra ainda maior no âmbito internacional, já que cada país possui suas próprias leis e regulamentos, além de diferentes preferências dos consumidores por produtos ecologicamente corretos. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é aplicar uma metodologia para a decisão estratégica ao entrar em novo mercado internacional ecológico, com base no modelo de Gurău e Ranchhod (2005). Para tanto, buscou-se conhecimento teórico nas áreas de sustentabilidade e internacionalização de empresas com enfoque ecológico. Os autores pesquisados criaram relações entre essas áreas, e propuseram um modelo que pode ser testado de forma a auxiliar empresas a adentrarem mercados externos sustentáveis. Para a execução da pesquisa, utilizou-se o método de estudo qualitativo com abordagem exploratória, sendo realizado o estudo de caso ao testar o modelo escolhido em uma empresa que possui caráter ecológico. Assim, foi realizada uma entrevista com a empresa escolhida para definir, entre outros aspectos, o país de destino de interesse da empresa, Portugal. Após, a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em páginas oficiais de empresas, bancos de dados e relatórios oficiais. Os resultados da pesquisa evidenciam que, segundo o modelo estudado, o mercado escolhido não é atrativo devido aos altos custos de adaptação e potencial baixa lucratividade. Todavia, a demanda por sucos e produtos ecológicos é existente em Portugal e as marcas próprias têm ganhado mais espaço nesse mercado. Para que a internacionalização da empresa com enfoque ecológico seja viável em Portugal, será necessário realizar algumas adaptações prévias em termos de padrões ecológicos, embalagem, rótulos, marketing e publicidade (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5083
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV