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Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras
dc.contributor.advisor | Kreutz, Lúcio | |
dc.contributor.author | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.date.accessioned | 2014-06-02T16:54:49Z | |
dc.date.available | 2014-06-02T16:54:49Z | |
dc.date.issued | 2014-06-02 | |
dc.date.submitted | 2009-12-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/510 | |
dc.description | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que constituem narrativas autobiográficas de vida e formação, escritos por um grupo de dezenove professoras, ex-alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade de Caxias do Sul. O suporte teórico deste estudo está apoiado especialmente em Chartier, Pesavento, Nóvoa, Tardif e Mizukami, entre outros. A metodologia utilizada está ancorada em algumas ênfases da História Cultural, buscando produzir uma narrativa plausível a partir do exame dos dados, produzida com apoio na análise textual discursiva, tendo como base categorias emergentes do processo de impregnação, categorização e teorização do material empírico que compõe o corpus da pesquisa. As narrativas escritas pelas professoras foram tomadas como objeto privilegiado de análise com o intuito de perceber quais representações cada uma produziu sobre seu próprio processo de formação. A arquitetura do texto envolve quatro capítulos A formação acadêmica: um processo (re)vivido a partir da escrita reflexiva; Ser professora: representações de uma escolha; A gestão da formação acadêmica e De professora a pedagoga: marcas de uma trajetória. Os memoriais descritivos possibilitaram estudar a trajetória das professoras no que se refere à sua formação acadêmica, revelando representações sobre a escolha profissional, a identificação enquanto estudantes, o reencontro com o aprender e o encontro com os saberes docentes. As narrativas apresentaram sinais de avanço da postura reflexiva e fortalecimento da identidade profissional, além de indicar que a formação continua. As principais contribuições deste estudo situam-se na compreensão de que, a partir da formação acadêmica, as professoras foram se tecendo como profissionais em um processo de aprendizagem que aconteceu estabelecendo pontes com a prática e agregando novos saberes. Nas narrativas das professoras, ficaram palavras que possibilitam compreender a educação a partir de quem é personagem desta história. | pt_BR |
dc.description.abstract | The scope of this research study consists on the representations of academic education for a group of teachers. It is related to the line of research for Education History and Philosophy and examines descriptive memorials. These autobiographical narratives about their lives and education were written by a group of 19 teachers who used to be students at the distance learning program for Pedagogy held at the University of Caxias do Sul. Theoretical support is based especially on Chartier, Pesavento, Nóvoa, Tardif and Mizukami, among others. Methodology applied emphasizes a few aspects of Cultural History, in an attempt of producing plausible narrative from the data analyzed, and is supported by discourse textual analysis, based on categories emerging from the processes of impregnation, categorization, and theorization of the empiric material that makes up the corpus of the study. The narratives written by the teachers were taken as a privileged object of analysis with the purpose of perceiving what representations each one of them made about their own process of academic education. The architecture of the text is organized in four chapters Academic education: a process (re)lived through reflexive writing practice; Being a teacher: representations of a choice; Managing academic education for teachers, and "From teacher to pedagogue: marks in a trajectory". The descriptive memorials made it possible to study the path taken by the teachers in their trajectory for academic education, revealing representations about their professional choice, their identification as students, their reencounter with learning and their encounter with teaching knowledge. Narratives presented a few signs of growth for their reflexive posture and of strengthening for their professional identities, besides indicating that their education is ongoing. The main contributions coming from this study rely on the understanding that from academic education, these teachers started their weaving process as professionals in a learning process which took place by linking bridges with their experience and aggregating new knowledge. In the narrative of the teachers there are words that make it possible to understand education from a perspective of somebody that is a character in the story. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Representação do magistério | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Narrativas reflexivas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Memoriais descritivos | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Professoras - narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject | Cultural history | en |
dc.subject | Representations of teachership | en |
dc.subject | Representations | en |
dc.subject | Reflexive narratives | em |
dc.subject | Teaching development | en |
dc.subject | Descriptive memorials | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Women teachers - Personal narratives | en |
dc.title | Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1201506954032042 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MORAES, C. F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |