Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorToso, Tiago
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherSchlemmer, Eliane
dc.contributor.otherLinden, Júlio Carlos de Souza van der
dc.date.accessioned2019-11-11T17:39:38Z
dc.date.available2019-11-11T17:39:38Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.date.submitted2019-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5130
dc.descriptionEsta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento é construído pelo aprendiz. Nesse sentido, o ensino de Design é analisado a partir da perspectiva do Design Thinking. Os laboratórios de fabricação, que são uma plataforma de prototipagem rápida, são vistos como recurso pedagógico. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é propor orientação quanto à concepção pedagógica a ser adotada nos Laboratórios de Fabricação relacionados à criatividade à luz da Teoria da Abstração Reflexionante de Piaget, para a aplicação no processo de ensino e aprendizagem de Design. O foco deste estudo está, portanto, na aplicação desses laboratórios, como recurso pedagógico no ensino aprendizagem de disciplinas projetuais de cursos de Design no Ensino Superior. A presente pesquisa caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, tendo dois eixos principais de organização conceitual: a) o Construtivismo e a Educação Maker; b) o ensino e aprendizagem de Design e os Fab Labs. Também, visou-se a articular esses conceitos com o foco nos laboratórios de fabricação no ensino e aprendizagem projetual. Sendo assim, foram analisados os indicadores que emergiram dos capítulos anteriores com foco no processo criativo, na educação Maker e na Abstração Reflexionante articulados ao Pensamento Projetual e aos laboratórios de fabricação. Os resultados permitem aproximar a Teoria da Abstração Reflexionante de Piaget ao Pensamento Projetual, sendo que esta teoria pode fundamentar a abordagem pedagógica dos laboratórios de fabricação, os quais podem ser entendidos como mais do que um espaço de construção de artefatos, ou seja, de prática de processos criativos, orientados por uma concepção pedagógica que privilegia o papel ativo do sujeito.pt_BR
dc.description.abstractThis is a theoretical research, based on Piaget's Genetic Epistemology, on learning in Design teaching and digital manufacturing laboratories. Genetic Epistemology explains how knowledge is constructed by the learner. In this sense, Design teaching is analyzed from the perspective of Design Thinking. Manufacturing laboratories, which are a fast prototyping platform, can be considered as a pedagogical resource. Therefore, the objective of this dissertation is to propose a guidance on the pedagogical conception to be adopted in the Manufacturing Laboratories, related to creativity in the light of Piaget's Theory of Reflective Abstraction, for the application in teaching and learning process of Design. The focus of this study is, therefore, on the application of these laboratories, as a pedagogical resource in Design teaching in Design courses, in Higher Education. The current research is characterized as a bibliographical revision, and there are two main axes of conceptual organization: a) Constructivism and Education Maker; b) Teaching and learning Design as well as Fab Labs. Besides, it was aimed at articulating these concepts with the focus on manufacturing laboratories in Design teaching and learning. Thus, we analyzed the indicators that emerged in the creative process, Maker Education and Reflective Abstraction, associated with Design Thinking and the manufacturing laboratories. The results allow us to associate Piaget's Theory of Reflective Abstraction to Design Thinking, and this theory can be the background to the pedagogical approach of manufacturing laboratories, which can be understood as more than a space for the construction of artifacts, that is, it is a space that can promote practice of creative processes, guided by a pedagogical conception that privileges the active role of the subject.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectDesign - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)en
dc.subjectDesign - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.titleLaboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5936984357175431pt_BR
mtd2-br.author.lattesTOSO, T.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples