Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Fecha
2019-11-12Autor
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços educacionais de creches e pré-escolas (Nidos e Scuola dell’ Infanzia) na Região da Toscana – Itália (Regione Toscana - Itália). Com a
intenção de buscar contribuições sobre essa temática, o problema se justifica, considerando a crescente inserção de crianças pequenas ao contexto escolar, já que, atualmente, no Brasil, discutem-se novos percursos para a implantação de currículos, reestruturação de espaços, tempos da rotina e das relações na escola, na Educação Infantil. Desse modo, as experiências
dessa pesquisa permeiam estudos realizados no sistema público integrado, da Região da Toscana-Itália, que promove um intenso investimento e envolvimento na qualidade educacional das crianças pequenas, apoiando o empenho de diferentes entidades gestoras. Utilizaram-se como referenciais estudos de Barbosa (2006); Bondioli (2006); Catarsi (2014; 2017); Dewey (1959; 1971; 1980); Edwards; Gandini; Forman (2016); Fortunati (2014; 2016); Galardini (2003; 2010; 2012; 2015; 2017); Pagni (2016); Rinaldi (2016); Terlizzi (2014); entre outros. Nessa perspectiva, a pesquisa assume enfoque qualitativo, e partir desses elementos metodológicos e teóricos, a tese vincula-se, no campo empírico, à realidade educacional italiana, sendo acompanhados os princípios da pesquisa descritiva, no contexto escolar de crianças pequenas, sendo utilizados diferentes instrumentos junto às três coordenadoras pedagógicas (pedagogistas) das cidades italianas de Empoli, Lucca e Pistóia, tais como pesquisa bibliográfica, diário de campo, entrevistas, filmagens e narrativas. A partir disso, emergem os Artefatos Pedagógicos, que são teorias que surgem a partir desse processo vivido durante a pesquisa, referindo-se a compreender como os princípios pedagógicos podem ser compartilhados, discutidos e organizados no cotidiano escolar de crianças pequenas, contribuindo para qualificar o processo de atendimento as crianças. Esse itinerário, nomeia as duas categorias a serem apresentadas nessa discussão entre as Pedagogias dos Começos e as Pedagogias das Continuidades, ou seja, conhecer como acontece a pedagogia dos serviços públicos e como se organizam para o trabalho dos ambientes educativos da primeira infância. Os artefatos pedagógicos indicam esses serviços e revelam que a qualidade do contexto educativo acontece pela atuação direta no cumprimento das leis, decretos e acompanhamento constante no trabalho docente, de modo que as práticas pedagógicas da escola tornem a criança uma verdadeira protagonista nesse ambiente escolar. De tal maneira, o coordenador pedagógico e educadores têm atribuições administrativas - pedagógicas distintas no cotidiano das escolas, e ambos promovem e cultivam a qualidade dos serviços educacionais da primeira infância junto à comunidade. Já os projetos dão ênfase ao saber escutar, conversar, respeitar a criança; a cultura dos espaços, tempos e relações prioriza torná-los organizados, provocativos, exprimindo valores, pensamentos, expressando sua própria linguagem, de modo comunicativo, relacional e cognitivo; bem como dão especial importância a organização do tempo – a rotina e à relação com as famílias no cotidiano escolar; e a documentação pedagógica versada como construção de conhecimento e reflexão, tornando, assim, visível a aprendizagem. Portanto, dar visibilidade aos artefatos pedagógicos no cotidiano das crianças é pensar na proposição de ações possíveis de explorar, criar e descobrir para dar significado plural à escola, de modo a qualificar as práticas pedagógicas.