Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorFernandes, Márcia
dc.date.accessioned2014-06-02T17:37:03Z
dc.date.available2014-06-02T17:37:03Z
dc.date.issued2014-06-02
dc.date.submitted2010-01-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/514
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a posição dos docentes e a legislação estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o tema. A pesquisa insere-se na linha de Epistemologia e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, coordenado pelo Professor Doutor Jayme Paviani e orientada pelo Professor Doutor Francisco Catelli que trabalha na investigação de abordagens alternativas no ensino de ciências. No primeiro capítulo é feita uma análise do objeto de pesquisa, "escala", buscando-se elementos na história da Matemática e da Física e relacionando-os com a Educação, especialmente com a construção do conhecimento. No segundo capítulo é realizada uma investigação na literatura sobre o conceito de interdisciplinaridade, consultando principalmente autores como Jayme Paviani e Olga Pombo, a fim de examinar a presença da noção de interdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento. No terceiro capítulo procura-se identificar o processo de construção, leitura e interpretação do objeto escala na perspectiva dos professores de matemática e de física do ensino médio, verificando suas concepções sobre esse objeto e em que ele contribui para a formação do aluno. Observou-se, antes mesmo do início desta pesquisa, que o objeto escala não estava suficientemente esclarecido ao aluno de Ensino Médio que, frequentemente, apresenta dificuldades em construí-la e interpretá-la. Procura-se então responder à pergunta: "Que argumentos ajudam a sustentar o encaminhamento de ações interdisciplinares no ensino de escalas e medidas no Ensino Médio?" Buscando compreender a forma com que o objeto escala está sendo desenvolvido, foi feita uma análise de alguns livros didáticos de matemática e física distribuídos aos professores e alunos das escolas públicas de Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático. Para conhecer o posicionamento dos professores sobre a forma com que o conceito de escala é trabalhado, foi feita uma entrevista semi-estruturada com um grupo de docentes que trabalha rotineiramente com esses livros. A partir da análise das respostas procurou-se verificar como eles acreditam que o aluno aprende, não apenas esse conceito, mas as definições fundamentais para a formação do estudante, e, se acreditam que ações interdisciplinares possam promover a melhoria na apreensão de conceitos. Através desta pesquisa foi possível perceber que os conceitos de escala e de medida são vistos, muitas vezes, apenas como ferramentas e não como formas de comunicação e representação. Esses conceitos não pertencem a uma disciplina somente, justificando a necessidade da presença da interdisciplinaridade, conceito pouco desenvolvido no contexto escolar atual. O presente trabalho tem como relevância científica a percepção da necessidade de se ampliar o campo de visão da ciência, extrapolando o conhecimento de apenas uma disciplina e interagindo com outras áreas. Além disso, esta investigação é relevante pedagogicamente na medida em que pretende contribuir para o preenchimento de uma importante lacuna existente no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e de Física, a saber, a consciência limitada, por parte de alunos e professores, do caráter inerentemente interdisciplinar dos conceitos de escala e de medida, caráter esse que dá a elas a devida amplitude.pt_BR
dc.description.abstractThe current paper aims to analyze the role of disciplinary actions in shaping the formaction of the concept of the scale of the student. In order to do so, the literature, didactics about the subject, the position of the docents who work in the areas and the legislation established by the National Curricula Parameters were investigated. The research is held in the line of Epistemology and Language, of the Post Graduation Program in Education at the University of Caxias do Sul, coordinated by Professor Doctor Jayme Paviani and monitored by Professor Doctor Francisco Catelli who works in the investigation of alternative approaches in the teaching of sciences. In the first chapter an analysis of the research object, "Scale", is made in order to search for elements in the history of Mathematics and Physics and relate them with Education, especially concerning the of knowledge building. In the second chapter an investigation on the literature about interdisciplinarity is held, consulting mainly to authors Jayme Paviani and Olga Pombo, to examine the presence of the concept of interdisciplinarity in the construction of knowledge. In the third chapter the aim is to identify the process of building, reading and interpretation of the scale object in the perspective of mathematics and physics teachers of high school, verifying their conceptions about this object, and in what it contributes on the pupils´ formation. It was observed even before the beginning of this research that the scale object was not clear enough for the High School student who often has difficulty in building it and interpreting it. It was then necessary to answer the question: "What arguments give support of implementation of actions interdisciplinary teaching of scales and measures in high school?" In order to understand the way in which the scale object is being developed, an analysis of didactic materials was made, having books of Math and Physical aproved in the National Program of Didactic Book, and delivered for teachers and students of public high schools selected as samples.So that we could find out the positioning of the docents about the way the concept of scale is worked, a semi-structured interview was conducted with a group of mathematics and physics teachers who work with these books every day. From the analysis of their answers it was verified how they believe their pupils learn, not only this concept, but the fundamental definitions of the student´s formation, and, if they believe that interdisciplinary actions can foster the improvement in grasping concepts. Through this research it was possible to notice that the concepts of scale and of measure are often seen only as tools and not as ways of communication or representations. These concepts do not belong to a unique subject, that is why the interdisciplinarity is needed, a concept which is not enough developed in the school context. The realization of the need to broaden the view camp of science gives scientific relevance to the research, going beyond the knowledge of only one subject and interacting with other areas. Furthermore, this investigation is pedagogically relevant as it intends to contribute for the bridging of an important gap existing in the process of teaching-learning of Mathematics and Physics, the limited awareness of teachers and pupils of the inherent character of the concepts of scale and measure, a character that gives them the due extension.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching learningen
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectPhysics - Study and teaching (High school)en
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationen
dc.titleUma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5761850483988727pt_BR
mtd2-br.author.lattesFERNANDES, M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples