dc.contributor.advisor | Trajano, Júlio Cézar Colbeich | |
dc.contributor.author | Bellaver, Adriano Douglas | |
dc.contributor.other | Pastori, Douglas Onzi | |
dc.contributor.other | Prudencio, Ana Valquiria | |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T00:15:33Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T00:15:33Z | |
dc.date.issued | 2019-07-24 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5159 | |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo a integração de pessoas com deficiência visual em seus diferentes níveis, ao mesmo tempo que, através do design, possibilita um novo tipo de experiência de jogos de tabuleiro, que vai além dos tradicionais jogos adaptados. A monografia utiliza-se de diversas ferramentas de pesquisa como: pesquisa bibliográfica, fundamentação do trabalho aborda o contexto que envolve a deficiência visual, imersão com o grupo, design e jogos de tabuleiro. Posteriormente, foram adquiridas informações, através das pesquisas e das metodologias de design utilizadas, serviram para nortear o desenvolvimento do produto, marca, serviço e negócio. Percebendo que a maioria dos produtos para cegos possuem caráter individualista, assim foi projetado o Wanda, jogo cooperativo que possui atividades voltadas as necessidades dos participantes, onde a visão não se torna um recurso facilitador para o jogo. Através de padrões táteis e materiais diversos, o jogador poderá encontrar uma forma de interação e percepção que até então que são pouco estimulados nesta categoria de jogo (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to integrate people with visual impairment at different levels, and through design, it allows a new type of board game experience that goes beyond the taditional adapted games. The monograph uses a variety of research tools such as: bibliographic research, work fundamentals about the context that involves visual impairment, immersion with the group, design and board games. Subsequently, information was acquired through research and design methodologies used to guide the development of the product, brand, service and business. Realizing that most products for the blind have an individualistic character, this is how Wanda, a cooperative game that has activities focused on the needs of the participants, where vision is not a facilitator for the game. Through tactile patterns and diverse materials, the player may find a form of interaction and perception that until then that are little stimulated in this category of game (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.title | Wanda : jogo de tabuleiro cooperativo e incluso para pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Design | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-24 00:00:00 | |