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Olimpus : o design como facilitador dos processos técnicos do role playing game (RPG)
dc.contributor.advisor | Silva, Aline Valéria Fagundes da | |
dc.contributor.author | Silva, Ítalo Ávila da | |
dc.contributor.other | Trajano, Júlio Cézar Colbeich | |
dc.contributor.other | Costa, Rodolfo Rolim Dalla | |
dc.contributor.other | Zanatta, Mateus | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T23:58:27Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T23:58:27Z | |
dc.date.issued | 2019-07-22 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5198 | |
dc.description | A fantasia é o meio natural do homem de interconectar o mundo interno ao externo. Quando aliada ao jogo, a fantasia transporta o ato de se conhecer e conhecer o mundo para a esfera do prazer e esta é a tendência natural do Homem ao se deparar com o descobrir. Contudo, essa tendência é bloqueada pelos medos condicionados de forma artificial, transformando o desconhecido em algo amedrontador. Na renovação do prazer de conhecer, o RPG tem contribuições importantes ao Homem, pois, em uma sociedade cada vez menos fantástica, onde, por exemplo, ter uma imaginação fértil é um defeito, é reconfortante encontrar um espaço de valorização dessa característica e um grupo que a interação entre essas fantasias ocorra de forma espontânea e amigável. Portanto, esse trabalho apresenta como tema o desenvolvimento de um plataforma facilitadora do processos técnicos do Role Playing Game, trazendo uma abordagem sintetizada sobre Design, branding, arquétipos, Behaviorismo e RPG, cujo objetivo é desconstruir a sobrecarga técnica do usuário enquanto jogador. O resultado desse desenvolvimento é uma experiência ainda melhor de imersão lúdica, na qual a reavaliação dos valores individualistas é constante. Para que isso ocorra da melhor forma, visando a solução de problemas, é utilizado o método de Design linear, dividido em etapas, e, para a identificação das problemáticas sistêmicas da execução do ato de jogar, o estudo é baseado em storytelling e estereótipos comportamentais. Para obter mais assertividade durante a pesquisa, foram feitos um questionário e um Estudo de Caso com o público-alvo. Portanto, a proposta do presente projeto é a contribuição de conhecimento do jogador, por meio dos personagens, sobre o objeto em questão dentro do RPG, a partir de suas crenças, valores, emoções e imaginação para que, assim, haja uma interação e cooperação mais profunda entre os jogadores (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | Fantasy is the men's natural environment of interconnection between the inside and outside world. When it is allied with games, fantasy carries the act of knowing yourself and the world to the sphere of pleasure, and this is Men’s natural tendency when facing the discover. However, this tendency is blocked by artificially conditioned fears, turning the unknown into something terrifying. In the renewal of pleasure of knowing, RPG has important contributions to Men, because, in an ever less fantastic society, where, for example, having fertile imagination is a flaw, it is comforting to find a space of valorization of this characteristic, and a group where the interaction between these fantasies happens in a spontaneous and friendly way. Therefore, this paper presents as the theme the development of a platform that facilitates the technical processes of Role Playing Game, bringing a synthesized approach about Design, branding, archetypes, behaviorism, and RPG, which objective is to deconstruct the technical overload of the user while player. The result of this development is an even better experience of ludic immersion, in which the revaluation of individualistic values is constant. For this to occur in the best way, aiming the problem solving, it is used the linear Design divided into stages, and to identify the systemic problems of execution of the act of playing, the study is based in storytelling and behavioral stereotypes. To obtain more assertiveness during the research, a questionnaire and a Case Study were done with the target audience. Thus, the proposal of this project is the contribution of knowledge of the player, by means of the characters, about the object in question inside the RPG, from their beliefs, values, emotions, and imagination, so that there are a deeper interaction and cooperation between the players (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Jogos de fantasia | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar histórias | pt_BR |
dc.subject | Arquétipo (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | Olimpus : o design como facilitador dos processos técnicos do role playing game (RPG) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Design | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-07-22 00:00:00 |
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