Prontidão para tecnologia, inteligência de produto e customização em massa como preditores do valor de uso no contexto dos smart products
Zusammenfassung
A transformação digital tem atraído considerável interesse da comunidade acadêmica e empresarial, devido ao seu enorme impacto sobre produtos e serviços. Neste sentido, a importância da pesquisa teórica e empírica nos campos da Prontidão para Tecnologia, Inteligência de Produto, Customização em Massa e Valor de Uso motiva novos estudos e aprofundamento das relações entre estas áreas. Sob a ótica de análise destes fenômenos, está inserido o contexto dos Smart Products, que representa uma fatia considerável dos produtos embarcados com tecnologia da informação e comunicação. Deste modo, maior compreensão dos preditores do Valor de Uso configura-se uma oportunidade de pesquisa. O objetivo desta tese foi propor e testar um Modelo Teórico que permita analisar as relações entre os construtos Prontidão para Tecnologia, Inteligência de Produto, Customização em Massa como preditores do Valor de Uso, no contexto dos Smart Products. Esta pesquisa envolveu uma survey de corte transversal com usuários de smartphone, objeto de estudo que melhor caracteriza as dimensões de análise, bu scando analisar as relações entre os construtos do modelo. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando técnicas de análise multivariadas, mais especificamente pela técnica da Modelagem de Equações Estruturais, para a explicação do fenômeno estudado. Como resultados obtidos, este trabalho verificou o comportamento destes construtos, demonstrando que o modelo teórico proposto apresenta índices de ajuste satisfatórios. A constribuição de maior destaque é a validação das relações entre os construtos testados, evidenciando que a Prontidão para Tecnologia influencia
positivamente a Inteligência de Produto, a Customização em Massa e o Valor de Uso no contexto de Smart Products; que a Inteligêcia de Produto influencia positivamente a Customização em Massa; e que a Customização em Massa influencia positivamente o Valor de Uso. Adicionalmente, ficou evidenciado que a Inteligência de Produto não afeta o Valor de
Uso dos usuários de Smart Products. Em termos de poder preditivo, o modelo evidenciou que 61,2% do Valor de Uso é explicado pelos construtos antecedentes, mostrando, por conseguinte, porque alguns produtos possuem maior percepção de Valor de Uso que outros , Dessa forma, o estudo contribui para a evolução da compreensão dos construtos testados, ampliando o entendimento de cada construto individual e fornecendo evidências empíricas de sua relação como determinantes do Valor de Uso, permitindo contribuir, teórica e gerencialmente, com temáticas emergentes como Inteligência de Produto e Valor de Uso.