Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMacke, Janaina
dc.contributor.authorSilva, Leonor Merielen Nunes da
dc.contributor.otherGedoz, Maria Goréte do Amaral
dc.contributor.otherNeumann, Susana Elisabeth
dc.date.accessioned2019-12-18T23:30:32Z
dc.date.available2019-12-18T23:30:32Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5248
dc.descriptionA escassez de recursos naturais e o acelerado consumo elevam os preços de determinados recursos, gerando aumento na carga de custos para as organizações e consumidores. Diante desse cenário surge uma nova economia, chamada Economia Colaborativa, que visa conectar indivíduos dispostos a compartilhar bens físicos e intelectuais. O objetivo dessa pesquisa é analisar quais motivos levam o consumidor a praticar ou não praticar o consumo colaborativo, com a finalidade de evidenciar se existe a necessidade de reposicionamento de empresas consideradas tradicionais. Para a elaboração dessa pesquisa, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas individuais em profundidade com 2 participantes da geração X, 2 participantes da geração Y e 2 participantes da geração Z. Para a realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 11®. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a economia de custos, a consciência ambiental, a confiança e a possibilidade de novos negócios são fatores motivadores do consumo colaborativo, enquanto a insegurança e o sentimento de posse impossibilitam o compartilhamento. Além dos fatores identificados, observa-se uma possível mudança no comportamento do consumidor, que tem demonstrado uma preferência pelo acesso aos bens, por enxergar no acesso, e não na posse, a possibilidade de desfrutar de uma gama maior de bens. Tal mudança indica que as empresas precisam inovar na forma de oferecer bens e serviços e precisam estar atentas à capacidade excedente e como agregar valor a essa capacidade (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.titleEconomia colaborativa : fatores motivadores e fatores limitadores do consumo colaborativopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargoNone


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples