Análise de desempenho econômico-financeiro de uma empresa Startup da região Sudeste do Brasil de 2015 - 2018
Date
2020-02-05Author
Rodrigues, Tawane Donbrovisk
Orientador
Denicol, Maria Salete Goulart Martins
Metadata
Show full item recordAbstract
A análise avançada das demonstrações contábeis contribui para a melhor interpretação do cenário econômico-financeiro das empresas, e a partir disto, auxilia os gestores para tomada de decisões assertivas. O estudo tem como objetivo a análise de desempenho econômico-financeiro de uma organização localizada na região sudeste do Brasil, entre os períodos de 2015 a 2018. A empresa é caracterizada como Startup Fintech, ou seja, é uma organização com crescimento exponencial, que através da inovação visa fornecer produtos e serviços no âmbito financeiro. Sendo uma Startup, possui características não convencionais comparada a empresas tradicionais do mesmo ramo de atividade, e estas características são evidenciadas na pesquisa. Para a realização do trabalho foram utilizadas metodologias de pesquisa bibliográficas, descritivas, documental e qualitativa. Através das informações extraídas das demonstrações financeiras da companhia, são calculados os percentuais de representatividade e comportamento das contas contábeis, a fim de analisá-las vertical e horizontalmente. São calculados também índices de rentabilidade, liquidez e endividamento, de acordo com as atividades da companhia. Em seguida são efetuadas as análises através dos resultados encontrados, com o intuito de avaliar como a empresa se desenvolve ao longo dos anos estudados. Realizadas as análises, foi possível identificar que a empresa não obteve lucro líquido desde de sua constituição, e possui índices de rentabilidade e endividamento insatisfatórios perante visão conservadora. Os índices de liquidez foram acima de 1,00, considerados eficazes quando avaliados individualmente. Para uma instituição financeira, os índices de liquidez são importantes, visto que seu papel é intermediar financeiramente credores e devedores. Apesar dos resultados não indicarem bom desempenho, a empresa enfatiza que este cenário faz parte de sua estratégia de crescimento. Sua proposta inicial é captar clientes através de seu atendimento diferenciado. Com esta estratégia, a Startup atinge mais de 15 milhões clientes em 2019, e no mesmo ano, possui valor de mercado consideravelmente bom para a sua continuidade operacional.(sic)