• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Contábeis - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Reflexos do estresse no meio acadêmico: uma pesquisa sobre o nível de estresse de estudantes da área de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Morgana Peruchin.pdf (2.265Mb)
Data
2020-02-05
Autor
Peruchin, Morgana
Orientador
Eckert, Alex
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ao longo da graduação, o estudante tem contato com diversos agentes estressores, provenientes do ambiente acadêmico ou não, e também com alguns fatores de pressão internos e externos, que exigem do organismo uma série de adaptações. Nessa busca pelo equilíbrio, podem-se apresentar alguns efeitos colaterais e sinais de cansaço que afetam o indivíduo a nível cognitivo, fisiológico ou comportamental. A prolongação desse quadro pode contribuir para a evolução das fases do estresse a longo prazo e, consequentemente, a piora dos sintomas. Pensando nisso, elaborou-se essa pesquisa com o objetivo de verificar os níveis de estresse em que se encontram os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, do tipo survey, descritiva e com uma análise quantitativa e qualitativa. Ao final da pesquisa, identificou-se uma parcela significativa de estudantes sob estresse, e uma quantidade muito alta de estudantes com sinais de cansaço. Com base em uma amostra de 228 estudantes, em sua maioria entre 18 e 25 anos, solteiros e sem filhos, verificou-se que 16% se encontram na primeira fase do estresse, 36% estão na segunda fase, 9% enquadram-se na terceira fase e 12% já atingiram a última fase. Todos os cursos apresentaram resultados semelhantes no que diz respeito à identificação de sintomas de estresse, não sendo possível elencar um deles como principal. No entanto, com relação à percepção de estresse própria do estudante e à forma como o mesmo sente-se prejudicado, observou-se altos níveis de estresse e cansaço entre os estudantes de todos os cursos, especialmente em Ciências Contábeis, que apresentou os índices mais altos, chegando a 97% dos casos com sensação de prejuízo causado pelo estresse.(sic)
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5359
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [756]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV