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Reflexos do estresse no meio acadêmico: uma pesquisa sobre o nível de estresse de estudantes da área de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul
dc.contributor.advisor | Eckert, Alex | |
dc.contributor.author | Peruchin, Morgana | |
dc.contributor.other | Bertolla, Fernando Luís | |
dc.contributor.other | Denicol, Maria Salete Goulart Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T17:19:06Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T17:19:06Z | |
dc.date.issued | 2020-02-05 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5359 | |
dc.description | Ao longo da graduação, o estudante tem contato com diversos agentes estressores, provenientes do ambiente acadêmico ou não, e também com alguns fatores de pressão internos e externos, que exigem do organismo uma série de adaptações. Nessa busca pelo equilíbrio, podem-se apresentar alguns efeitos colaterais e sinais de cansaço que afetam o indivíduo a nível cognitivo, fisiológico ou comportamental. A prolongação desse quadro pode contribuir para a evolução das fases do estresse a longo prazo e, consequentemente, a piora dos sintomas. Pensando nisso, elaborou-se essa pesquisa com o objetivo de verificar os níveis de estresse em que se encontram os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, do tipo survey, descritiva e com uma análise quantitativa e qualitativa. Ao final da pesquisa, identificou-se uma parcela significativa de estudantes sob estresse, e uma quantidade muito alta de estudantes com sinais de cansaço. Com base em uma amostra de 228 estudantes, em sua maioria entre 18 e 25 anos, solteiros e sem filhos, verificou-se que 16% se encontram na primeira fase do estresse, 36% estão na segunda fase, 9% enquadram-se na terceira fase e 12% já atingiram a última fase. Todos os cursos apresentaram resultados semelhantes no que diz respeito à identificação de sintomas de estresse, não sendo possível elencar um deles como principal. No entanto, com relação à percepção de estresse própria do estudante e à forma como o mesmo sente-se prejudicado, observou-se altos níveis de estresse e cansaço entre os estudantes de todos os cursos, especialmente em Ciências Contábeis, que apresentou os índices mais altos, chegando a 97% dos casos com sensação de prejuízo causado pelo estresse.(sic) | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Stress (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Reflexos do estresse no meio acadêmico: uma pesquisa sobre o nível de estresse de estudantes da área de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciências Contábeis | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | None |