• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Valores e educação : a escola deve educar para valores?

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Viviane Catarini Paim.pdf (3.918Mb)
Data
2014-06-03
Autor
Paim, Viviane Catarini
Orientador
Nodari, Paulo César
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação traz como tema principal a questão dos valores em relação ao processo educativo escolar. Seu principal objetivo é analisar a tarefa da escola quanto à educação para valores, frente às transformações sociais e culturais e suas implicações no processo educativo. Para a realização de tal propósito, o método de abordagem será o analítico-interpretativo, sendo que o trabalho dissertativo está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo descreverá a sociedade contemporânea e suas principais transformações no âmbito social e cultural. Por isso, se valerá das contribuições do sociólogo Zygmunt Bauman, no intuito de apresentar as principais características presentes no contexto social, para que, em seguida, se possa compreender o papel da escola inserida nesse contexto. Após a apresentação desse panorama, no segundo capítulo, o trabalho dissertativo terá o intuito de destacar o tema dos valores e, para isso, contará com o aporte teórico do filósofo Max Scheler, apresentando suas ideias centrais acerca de sua teoria dos valores. A partir da descrição da sociedade referenciada por Bauman e da teoria dos valores, formulada por Scheler, no terceiro capítulo, o objetivo será situar e analisar a missão da escola diante das transformações sociais e culturais e seu processo educativo, em especial, frente aos valores. E para a compreensão da missão da escola no contexto hodierno far-se-á a análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim América do município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, porque, através da análise desse documento, é possível compreender e avaliar as metas pretendidas com as ações pedagógicas da Escola, e, além disso, constatar como a respectiva instituição concebe a formação do ser humano, e se, para realizá-la, ela tem a preocupação de educar para valores. À luz dessa análise, por fim, elencar-se-ão alguns valores imprescindíveis, a fim de poder tecer uma relação entre escola, sociedade e valores e compreender que a instituição escolar deve educar para valores.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/539
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV