Listar Mestrado Acadêmico em Administração por título
Mostrando ítems 68-87 de 302
-
Competências organizacionais e sua relação com vantagem competitiva : um estudo de caso na Faculdade da Serra Gaúcha
(2016-11-23)As constantes transformações que ocorrem nas dimensões econômica, social e financeira exigem das organizações ações ágeis e diferenciadas na busca por uma vantagem competitiva. Nesse contexto, a empresa deve ser capaz de ... -
Competitividade no setor vitivinícola:a influência do conhecimento, da preocupação ambiental, das normas subjetivas, do valor percebido e da sensibilidade ao preço na intenção de compra de vinhos orgânicos
(2023-02-01)Projeções indicam que o aumento populacional, as mudanças climáticas e a escassez de recursos, bem como de alimentos, podem se intensificar nas próximas décadas, constituindo uma ameaça as condições de vida das presentes ... -
Compras 4.0: um estudo de caso múltiplo da indústria 4.0 no processo de compras industriais
(2019-11-21)A indústria sempre foi um importante elo no desenvolvimento da humanidade. A busca por meios de produção que facilitem a vida dos seres humanos, aliada ao lucro que isso proporciona, motivou continuamente o aprimoramento ... -
Comunicação e comportamento organizacional no contexto de aquisição de empresa
(2016-11-22)As empresas buscam, além da sobrevivência, diferenciar-se em um ambiente marcado pela competitividade. Deste modo, as operações de F&A (fusão e aquisição) tornam-se comuns, trazendo mudanças estruturais e culturais às ... -
Condicionantes de sucesso de arranjos produtivos locais: análise dos casos de três arranjos do Rio Grande do Sul
(2014-05-20)Diante da recente estruturação empresarial em Arranjos Produtivos Locais (APLs) ser cada vez mais freqüente no país, especificamente no Rio Grande do Sul, estado pioneiro no apoio ao desenvolvimento destes arranjos, faz-se ... -
Confiança, valor e lealdade do consumidor : um estudo desenvolvido em uma concessionária de veículos
(2014-06-03)Este trabalho aborda a estretégia de retenção de clientes por meio da prática do marketing de relacionamento no contexto do varejo e serviços de uma concessionária de veículos. Mais especificamente, a Passion Automóveis ... -
A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais
(2014-06-04)O presente trabalho consistiu em identificar a imagem do Shopping Center Iguatemi Caxias, sob a ótica dos consumidores locais. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados ... -
A configuração da imagem do imóvel residencial (apartamento) na percepção do comprador
(2014-04-30)Esta dissertação teve, por objetivo, identificar a configuração da imagem de apartamento, formada sob o ponto de vista das pessoas que compraram este bem. Por imagem, entende-se como sendo representações, impressões, ... -
Conflito trabalho-família e o uso de práticas de suporte instrumental em empresas fabricantes de eletroeletrônicos de Caxias do Sul
(2014-05-28)Em uma sociedade, onde a competitividade empresarial encontra-se acirrada e a força de trabalho tende a ser cada vez mais diversificada, na qual as mulheres ocupam importante espaço no mundo profissional, as organizações ... -
Conhecimento para inovar : um estudo sobre o processamento de sinais fracos e o desempenho em inovação
(2014-04-30)Tanto as inovações como o conhecimento desempenham um papel fundamental no atual cenário econômico e organizacional. Por outro lado, incertezas e turbulências, que podem estar associadas a processos e mudanças nestes ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Construção de cenários prospectivos para o setor hospitalar no estado do Rio Grande do Sul
(2014-06-05)Estudos de futuro e construção de cenários prospectivos são recursos que se destacam na formulação da estratégia empresarial. No caso da área da saúde, em que o cenário presente pode ser alterado de forma rápida, por força ... -
Consumo consciente e percepção do consumidor sobre ações corporativas vinculadas ao conceito de responsabilidade social: um estudo no setor da saúde
(2014-05-28)O consumo sustentável é uma das principais manifestações de responsabilidade social do cidadão, visto ser este uma das dimensões necessárias para o desenvolvimento local sustentável. O presente estudo, de natureza descritiva, ... -
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
(2021-01-23)A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser ... -
A contribuição dos recursos organizacionais para a estratégia competitiva dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) : estudo multicasos em empresas de transporte rodoviário de cargas de Caxias do Sul
(2016-07-29)O enfoque estratégico direcionado aos recursos internos das organizações, impulsionado a partir da década de 80, foi sendo disseminado em diversos segmentos do mercado, chamando a atenção também para o setor de logística ... -
Contribuições das competências organizacionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul para a implementação de seus papéis sociais
(2015-09-21)No atual ambiente educacional, em meio à complexidade que permeia as instituições de ensino, fica evidente a importância de gerenciar essas entidades de maneira eficiente, para que consigam atingir seus objetivos estratégicos. ... -
Crítica ao gerencialismo na legitimação da estratégia na administração pública
(2022-03-24)Na Administração Pública o discurso político é presente em todos os momentos. Ele serve desde a implementação de políticas públicas como também para a elaboração da estratégia organizacional se misturando ao discurso ... -
A cultura da informação e o processo de sensemaking em instituições de ensino superior da Serra Gaúcha
(2019-07-22)A cultura da informação pode ser caracterizada como um diferencial competitivo para as organizações do conhecimento pois fundamenta os comportamentos que possibilitam a interpretação dos sinais do ambiente interno e externo, ... -
A cultura da inovação e as tecnologias das indústria 4.0 em concreteiras
(2022-06-03)É fato que as organizações almejam se destacar no mercado de atuação e obter vantagens que a diferencie de seus concorrentes. Para que isso seja possível, é importante conhecer a si mesmo e ao seu concorrente, e escolher ... -
Da administração legal ao business process management : o mapeamento de processos de negócio em escritórios de advocacia
(2014-06-02)Esse trabalho aborda a Administração Legal como uma ferramenta capaz de orientar e conduzir as organizações prestadoras de serviços jurídicos rumo à inovação e à competitividade, em conjunto com a aplicação da metodologia ...