Sfoglia Mestrado Acadêmico em Administração per Titolo
Items 86-105 di 302
-
A cultura da inovação e as tecnologias das indústria 4.0 em concreteiras
(2022-06-03)É fato que as organizações almejam se destacar no mercado de atuação e obter vantagens que a diferencie de seus concorrentes. Para que isso seja possível, é importante conhecer a si mesmo e ao seu concorrente, e escolher ... -
Da administração legal ao business process management : o mapeamento de processos de negócio em escritórios de advocacia
(2014-06-02)Esse trabalho aborda a Administração Legal como uma ferramenta capaz de orientar e conduzir as organizações prestadoras de serviços jurídicos rumo à inovação e à competitividade, em conjunto com a aplicação da metodologia ... -
Desafios dos laboratórios de impressão 3D na produção de dispositivos de saúde para apoio ao enfrentamento da pandemia da COVID-19
(2022-12-12)A pandemia da COVID-19 trouxe um desafio no desenvolvimento ágil de produtos que pudessem atender de maneira eficaz as necessidades do sistema de saúde nacional. Parte da demanda foi atendida por laboratórios de apoio à ... -
Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
(2019-01-30)A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes ... -
Desempenho a partir das capacidades especializadas de marketing e orientação empreendedora no comércio varejista de vestuário
(2018-02-23)Devido à crescente preocupação das empresas em alcançar desempenho superior em um ambiente competitivo complexo, o papel das capacidades de marketing está se tornando um diferencial. Isso ocorre porque os varejistas com ... -
Desempenho competitivo da cadeia produtiva da carne bovina do bioma pampa
(2017-05-31)A competitividade ocorre entre sistemas produtivos e não apenas entre organizações, haja vista a interferência de aspectos ambientais internos e externos que determinam seu desempenho. Deste modo, apesar da bovinocultura ... -
O desempenho da manufatura enxuta : o caso da empresa Ognibene, nas unidades de Caxias do Sul - Brasil e Reggio Emilia - Itália
(2015-08-06)A partir dos estudos realizados por Shingo (1996), Ohno (1997), e Womack e Jones (1998), este estudo buscou identificar quais os elementos que interferem no desempenho da manufatura enxuta da empresa Ognibene, nas unidades ... -
Desempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RS
(2020-06-30)O Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, ... -
Desenvolver cadeia de suprimentos local ou global : um estudo de caso do processo decisório no Grupo Marcopolo
(2016-02-19)A complexidade do mercado competitivo e globalizado impulsiona as empresas na busca de otimização dos processos, redução de custos e obtenção de ganhos de escala, não somente na produção, mas também nas áreas de apoio como ... -
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
(2022-06-29)A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar ... -
Desenvolvimento de inteligência competitiva no setor vitivinícola
(2015-02-06)A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que pode mobilizar a ação coletiva em torno da transformação de dados, informações e conhecimentos em Inteligência, para ampliar a competitividade das empresas. No âmbito ... -
Desenvolvimento regional e mensuração do capital social em três regiões pertencentes a secretarias de desenvolvimento regional do extremo oeste de Santa Catarina
(2014-06-03)O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990 com o pesquisador Robert Putnam. O capital social é entendido como uma característica ... -
Determinantes da retenção de clientes em um ambiente de serviços de transporte rodoviário de cargas
(2019-10-17)A retenção de clientes é considerada um fator competitivo, que pode potencializar o aumento de receitas (faturamento), assim como uma eventual redução de custos e um crescimento no lucro e na rentabilidade das empresas, ... -
A dimensão tácita do conhecimento na definição dos requisitos em uma fábrica de software da serra gaúcha
(2014-04-29)Em um ambiente de desenvolvimento de software a etapa de extração de requisitos é um processo complexo que envolve uma importante interação entre cliente e analista. Essa etapa é crucial para que um projeto se inicie de ... -
A dimensão tácita do conhecimento nas práticas contábeis : uma análise dos processos de elaboração e apresentação de relatórios em organizações contábeis
(2014-05-06)A crescente necessidade em termos de informações remete a atitudes pró ativas em busca de maximizar a qualidade destas informações. No setor contábil, a elaboração de relatórios e sua apresentação aos clientes não constituem ... -
Dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma franquia de idiomas
(2014-06-04)Qualidade em serviços tem sido assunto frequentemente estudado na literatura de marketing de serviços, uma vez que conhecer os fatores que fazem com que os clientes permaneçam adquirindo produtos ou consumindo serviços, ... -
Dimensões da qualidade na prestação de serviços: um estudo ambientado nos laboratórios da Universidade de Caxias do Sul
(2014-05-22)O presente trabalho apresenta um estudo sobre a identificação dos atributos e das dimensões da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios acreditados ou em processo de acreditação da Universidade de Caxias do Sul ... -
Efeito dos níveis de preço de uma nova marca de produto sobre a imagem de preço
(2014-11-12)A imagem de preço é formada por representações, impressões, convicções e redes de significados que estão armazenados na memória dos indivíduos em um contexto subjetivo, emocional e de forma holística que estão relacionados ... -
O efeito país de origem no processo de avaliação de cervejas especiais e a intenção de compra dos consumidores
(2017-06-22)O mercado globalizado trouxe ao cenário brasileiro produtos provenientes de diversos países, sejam esses montados, desenvolvidos ou fabricados em mais de um país. Diante disso, surge a necessidade de entender como o ...