Navegação Mestrado Acadêmico em Administração por assunto "Comportamento do consumidor"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
(2023-03-28)Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. ... -
Antecedentes da intenção de recompra : um estudo com consumidores de e-marketplace
(2023-03-21)Os estudos sobre a intenção de recompra veem ganhando destaque recentemente, pois em mercados competitivos o relacionamento entre a marca e o consumidor é de grande significância para as empresas, uma vez que a intenção ... -
Antecedentes da lealdade à marca: um estudo no contexto de uma marca de fast food
(2019-12-16)A relação entre os consumidores e as marcas tem ganhado crescente destaque na literatura e nas práticas organizacionais recentemente, uma vez que vem se observando a importância das mesmas para a obtenção de vantagens ... -
Competitividade no setor vitivinícola:a influência do conhecimento, da preocupação ambiental, das normas subjetivas, do valor percebido e da sensibilidade ao preço na intenção de compra de vinhos orgânicos
(2023-02-01)Projeções indicam que o aumento populacional, as mudanças climáticas e a escassez de recursos, bem como de alimentos, podem se intensificar nas próximas décadas, constituindo uma ameaça as condições de vida das presentes ... -
Confiança, valor e lealdade do consumidor : um estudo desenvolvido em uma concessionária de veículos
(2014-06-03)Este trabalho aborda a estretégia de retenção de clientes por meio da prática do marketing de relacionamento no contexto do varejo e serviços de uma concessionária de veículos. Mais especificamente, a Passion Automóveis ... -
A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais
(2014-06-04)O presente trabalho consistiu em identificar a imagem do Shopping Center Iguatemi Caxias, sob a ótica dos consumidores locais. Entende-se que as imagens estão organizadas como uma rede de significados ou esquemas associados ... -
A configuração da imagem do imóvel residencial (apartamento) na percepção do comprador
(2014-04-30)Esta dissertação teve, por objetivo, identificar a configuração da imagem de apartamento, formada sob o ponto de vista das pessoas que compraram este bem. Por imagem, entende-se como sendo representações, impressões, ... -
Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
(2019-05-09)O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos ... -
Desconto no preço fornecido somente a terceiro: um experimento relacionando nível de desconto e nível de preço
(2019-01-30)A estratégia de precificação baseada em descontos no preço pode influenciar positivamente ou negativamente as percepções dos consumidores. Entretanto, esta pesquisa se deteve a analisar consequências negativas decorrentes ... -
O efeito país de origem no processo de avaliação de cervejas especiais e a intenção de compra dos consumidores
(2017-06-22)O mercado globalizado trouxe ao cenário brasileiro produtos provenientes de diversos países, sejam esses montados, desenvolvidos ou fabricados em mais de um país. Diante disso, surge a necessidade de entender como o ... -
Efeitos da atitude, envolvimento, experiência e valor simbólico sobre a intenção de compra de vinhos pela geração millenial
(2020-12-03)Os estudos sobre comportamento do consumidor têm crescido na área do marketing, principalmente aqueles que buscam associá-los à intenção de compra. Este construto tem especial atenção por parte de pesquisadores por apresentar ... -
Efeitos dos níveis de preço e do conhecimento da marca sobre a percepção de valor, da qualidade, da justiça, do simbolismo e da intenção de compra
(2018-10-17)O entendimento sobre o comportamento do consumidor é essencial para compreender as necessidades e desejos das pessoas, bem como o comportamento da oferta e da demanda. Além disso, é importante saber de que forma o consumidor ... -
A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
(2014-04-30)Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação ... -
Fatores que influenciam a disposição a pagar e a intenção de compra do consumidor de edificações sustentáveis na Serra Gaúcha
(2023-09-15)Esta dissertação investiga o papel das edificações sustentáveis na mitigação do impacto ambiental negativo da indústria da construção. Reconhecendo a crescente ênfase global na conscientização ambiental e na sustentabilidade ... -
A imagem de lojas online e seus impactos sobre a intenção de recompra
(2018-11-16)A Tecnologia da Informação e a internet passaram a proporcionar novo ambiente de negócios onde consumidores, empresas e fornecedores encontraram alternativa aos tradicionais processos de negócios: o comércio eletrônico ... -
Imagem de produto : a configuração da imagem do vinho fino
(2014-04-28)Segundo dados do Intituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), de cada cinco vinhos finos vendidos no Brasil, 80% é importado. A imagem de um produto tem um papel importante na preferência e na escolha do produto (CHUANG; CHANG; ... -
Imagem e percepção de valor em esquadrias de alumínio e PVC
(2014-04-29)O mercado da construção civil brasileira vive atualmente seu melhor momento, influenciado pelo programa de aceleração do crescimento representado por investimentos em infraestrutura e principalmente pelo fácil acesso ao ... -
Imagem e percepção de valor nas intenções de compra de carne de frango
(2014-04-29)O Brasil ocupa, atualmente, posição destacada no cenário mundial como produtor e exportador de carne de frango, gerando empregos e a permanência do homem no campo. Pesquisas demonstram que o consumo da carne de frango, ... -
A imagem percebida pelo consumidor em relação ao valor da marca em perfumes de luxo
(2014-04-28)A presente pesquisa consistiu em identificar a imagem percebida pelo consumidor em relação ao valor da marca em perfumes de luxo. Com a evolução do Marketing ao longo dos anos muitas mudanças e aperfeiçoamentos foram ... -
Impacto do valor de uso, da sustentabilidade e do ambiente construído,na disposição a pagar por edificações residenciais sustentáveis
(2024-07-31)O aumento da população em centros urbanos gera cada vez mais problemas ao meio ambiente: redução de áreas verdes, poluição do ar e água, mudanças climáticas. Aumento que traz uma maior necessidade por imóveis residenciais, ...